O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) suspendeu temporariamente as feiras presenciais de adoção de animais. O objetivo é evitar aglomerações e riscos à saúde, devido aos avanços da pandemia de Covid-19. Adoções são feitas, agora, individualmente, na sede do CCZ, em Campo Grande.

Em tempos pré-pandêmicos, o serviço de controle de animais realizava feiras de adoção de animais de forma presencial na Capital. No ano de 2021, algumas feiras de adoção já foram canceladas para respeitar as condições de biossegurança e evitar o contágio por coronavírus.

No entanto, para dar continuidade ao serviço, o CCZ se adaptou ao cenário. “Nós até inventamos uma nova modalidade de adoção desses animais de forma online, inclusive com o CCZ entregando em casa os animais. De certo forma, foi muito bom, porque nós observamos como os demais animais na casa eram tratados, se tinham casinhas, em relação a guarda responsável desses animais que estavam indo para essas residências”, relata a coordenadora do CCZ Juliana Rezende.

A última feira presencial realizada ocorreu no final de dezembro de 2021, nos altos da Av. Afonso Pena com a presença de alguns animais. Neste mês de janeiro o cenário epidemiológico no município se agravou e, por este motivo, a coordenora do CCZ esclarece que as adoções continuam nos dias normais, inclusive em plantões. “Mas, neste momento, não faremos feiras exatamente para evitar aglomeração, levando em consideração a biossegurança para o controle do coronavírus”. 

Adoção individual segue funcionando

O processo de adoção no CCZ segue aberto e com horários disponíveis para adoção de cães e gatos, filhotes e adultos de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. Já no sábado, domingo e feriados as adoções podem ser feitas das 14h até às 19h. 

Atualmente, o número de animais que podem ser adotados corresponde a 12 felinos filhotes e 7 adultos, 7 cães fêmeas adultas, 6 cães machos adultos e 10 filhotes. Para adotar, o CCZ pede para que a família ou pessoa interessada efetive o processo somente ao ter certeza de que há condições de cuidar do animal por um longo tempo. Para fins burocráticos, é necessário levar documento pessoal como CPF e RG. 

O CCZ alerta que a instituição ainda recebe animais abandonados, no entanto, animais que não estejam em condição de rua não podem ser recebidos, para evitar a superlotação dos canis e preservar a saúde dos animais já abrigados. 

Telefones temporariamente indisponíveis 

Nesta terça-feira (18), o CCZ divulgou comunicado informando que os telefones do órgão estão temporariamente indisponíveis. Em casos de demanda, deve-se acionar a Ouvidoria no telefone (67) 3314-9955 ou pelo site http://www.campogrande.ms.gov.br/ccz/fale-conosco/. Os ajustes no sistema de telefonia já estão sendo realizados e o atendimento telefônico deve retornar em breve.