Executivo veta lei que ‘inviabilizaria’ construção de prédios em Campo Grande
Proposta previa a exigência de elevador para transporte em macas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) aplicou veto total à Lei Complementar 767/21, que previa a exigência de elevadores adequados ao transporte de pessoas em macas em edifícios de quatro andares ou mais em Campo Grande. De acordo com parecer da PGM (Procuradoria-Geral do Município), não cabe ao município legislar sobre normas gerais de acessibilidade. Além disso, o entendimento foi de que a medida inviabilizaria a construção de prédios.
O projeto de lei foi apresentado por Silvio Pitu (PSD) e aprovado pela Câmara Municipal em fevereiro deste ano. Na ocasião, autor afirmou que a proposta foi um “pedido da população campo-grandense e profissionais da área da arquitetura visando dar a acessibilidade necessária e adequada aos novos edifícios que serão construídos, garantindo assim maior segurança e comodidade a toda a população”.
Veto
A decisão foi baseada nas premissas da Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que regula o tema. “Considerando que o Projeto de Lei invade competência do executivo, ao criar obrigações para as edificações municipais e, possui vício de inconstitucionalidade formal propriamente dito. Considerando que há vício de constitucionalidade material por afronta ao princípio da separação de Poderes, insculpido no artigo 2º da Constituição Federal. Considerando que há violação à proporcionalidade em sentido estrito, recomenda-se o veto”, lê-se na publicação.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) também havia se manifestado pelo veto, pontuando que a proposta inviabilizaria a construção e regularização dos empreendimentos no município. “[…] já existem legislações que preveem a instalação de elevadores em determinados empreendimentos, protegendo a acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e, a instalação de elevadores de maca, que é de tamanho e custo maior, inviabilizaria a construção e regularização dos empreendimentos citados no projeto de lei”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Yudi Tamashiro e Mila Braga estão à espera do primeiro filho: “Grávidos”
Casados há dois anos, Yudi Tamashiro e Mila Braga anunciaram a primeira gravidez; os pombinhos se conhecem desde os 7 anos
Prêmio acumula e Mega-Sena paga R$ 18 milhões no sorteio deste sábado
Aposta mínima custa R$ 5 e pode ser feita em Casas Lotéricas ou no site da Loterias Caixa
Motociclista tenta desviar de blitz, mas é preso por pilotar bêbado no Jardim Monumento
Motociclista ainda partiu para cima dos policiais que precisaram contê-lo com uso de força física e spray de pimenta
VÍDEO: Prevenção ao câncer que mata 47 homens por dia leva apenas 10 segundos
Câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata no país, atrás somente do câncer de pulmão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.