Evento solar que encanta e o mesmo tempo intriga moradores, o halo solar novamente premiou o céu de Campo Grande com sua aparição, na manhã desta sexta-feira (7). O fenômeno já é um conhecido dos campo-grandenses.

Em grego, halo significa anel. Ele possui a cor do arco-íris, pois a luz branca do sol libera todos os espectros luminosos. O halo pode indicar a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade, segundo a meteorologia.

O registro foi postado no Instagram ‘Krug – Aviation Photography‘ (Fotografia de Aviação, em tradução livre). A imagem foi feita na frente do Aeroporto Internacional de Campo Grande e mostra a obra dos tuiuiús, do artista plástico Cleir Ávila. Confira:

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Halo Solar acontece quando na troposfera, cerca de 17 quilômetros de altitude. A luz do sol reflete e retrata os cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre.

O fenômeno causa a dispersão da luz e forma um círculo. A refração consiste na mudança da direção e velocidade da luz, formando assim, um arco-íris ao redor do sol.

Os halos solares estão se tornando comuns nos céus de Mato Grosso do Sul. O mesmo fenômeno foi registando em fevereiro de 2021, em Campo Grande e Dourados, em dezembro de 2019, na Capital, e também em setembro de 2016.