Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estado já colabora com cedência de espaços, diz secretária sobre vagas em creches

STF decidiu, na última quinta-feira, que governos estaduais também possuem a obrigação de garantir vagas em creches
Thalya Godoy -
Faixa etária de 0 a 3 anos tem a maior fila de espera. Imagem Ilustrativa. (Foto: Henrique Arakaki/ Jornal Midiamax)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, na última quinta-feira (22), que também é obrigação do Estado garantir vagas em creches e em pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos de idade. A determinação foi motivada após prefeituras serem acionadas na Justiça em busca de vagas, mas alegarem que não têm recursos para garantir as matrículas.

Em , segundo a secretária estadual de , Maria Cecília Motta, o governo estadual já tem contribuído com a educação infantil do Estado com a cedência de espaços que possam ser utilizados como EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). 

“Agora os prefeitos terão que se organizar para cumprir o que já está na constituição e o estado poderá colaborar com os municípios. A gente já faz esse trabalho, por exemplo, quando nós cedemos quatro escolas para o município de para que atendesse a demanda que tem na educação infantil”, explica a titular da SED. 

Além da Capital, segundo Maria Cecília, os municípios do interior também receberam contribuições do governo estadual, sem especificar quais foram. “A maneira que o Estado pode contribuir é no regime de colaboração ou na questão de um governo bastante municipalista”, afirma. “Essa decisão da perspectiva da criança, do direito dela para a educação é maravilhosa. O movimento social que defende estão vibrando nessa questão”, finaliza a secretária.

Prefeitura

De acordo com a titular da (Secretaria Municipal de Saúde), Alelis Gomes, a determinação do STF irá ajudar a reduzir a fila de espera com cerca de 7 mil crianças de zero a três anos de idade que esperam uma vaga em creches de Campo Grande. A decisão também contribui para compartilhar a responsabilidade sobre o repasse de recursos que precisam ser empregados para a abertura de mais vagas. 

“Eu entendo que deve haver um repasse maior do governo estadual e federal. Às vezes, o governo federal dá essa obrigatoriedade [de ter mais vagas], mas ele não nos diz de onde vamos tirar o dinheiro para fazer esse atendimento. Ele obriga, mas não fala”, explica a titular da Semed.

A decisão do STF abrange as creches (0 a 3 anos de idade) e a pré-escola (de 4 a 5 anos). Segundo Alelis Gomes, o município consegue atender a faixa da pré-escola, sem filas de espera, enquanto para os mais novos há a necessidade de construção de novas unidades escolares. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 5ª correção de contrato, obra em terminais da Capital salta para R$ 1,3 milhão

Morto no rodoanel de Ponta Porã tinha 30 anos e morava em Uberlândia

Bolsonaro critica presença de Janja na China: ‘vexame atrás de vexame’

Jornalista de CG em membros de organizações sociais recebem  prêmio

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Dois torcedores são internados após serem atingidos por placa de metal que caiu no MorumBis

Últimas Notícias

Polícia

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Rapaz se apresentou na delegacia com advogado

Famosos

Abalada, Zilu Camargo anuncia perda na família: ‘Coração despedaçado’

Zilu Camargou pegou os fãs de surpresa ao anunciar uma perda na família; abalada, ela fez uma homenagem especial nas redes sociais

Economia

Boutique’in: de um sonho em 2020 ao brinde com o público da 59ª EXPOAGRO 2025

Uma das novidades da EXPOAGRO 2025 é o Boutique’in, um boteco localizado em ponto estratégico do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e que se transformou no ponto de encontro durante a feira agropecuária.

MidiaMAIS

‘Pastor de ovelhas’ há 30 anos, Wislin conta segredos do manejo e intimidade com os animais

Wislin percorre MS e outros estados brasileiros manejando ovelhas