O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia no dia 1° de agosto as entrevistas para o Censo Demográfico 2022. Durante três meses, mais de 2,5 mil recenseadores irão visitar cerca de 900 mil domicílios, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A estimativa do IBGE é de contabilizar cerca de 2,8 milhões de residentes no estado por meio da coleta domiciliar. Em todo o país, mais de 183 mil recenseadores irão visitar cerca de 75 milhões de domicílios, nos 5.570 municípios do país. A estimativa é de que sejam contabilizados cerca de 215 milhões de brasileiros.

“O recenseador está sendo treinado em como fazer a abordagem ao morador, como vai se apresentar ao morador, explicando o que é o censo e o IBGE”, disse a coordenadora Maria Bernadete de Almeida Sanches à Agência Brasil.

Os recenseadores devem estar uniformizados, de colete e boné, com crachá com telefone do IBGE. Se a pessoa não se sentir segura com a abordagem, pode fazer contato pelo telefone 0800 721 8181 e certificar que é mesmo recenseador do IBGE.