A Energisa ainda trabalha para normalizar o fornecimento de energia após o temporal que atingiu e deixou um rastro de destruição em várias cidades de Mato Grosso do Sul, na quinta-feira (20).
Segundo a concessionária, um Plano de Contingência está mobilizado para atender os impactos e, neste sábado (22), a quantidade de clientes com serviços normalizados está em 98%. A empresa ressalta que priorizou ocorrências coletivas e de maior complexidade.
O temporal ocasionou quedas de poste e árvores sobre a rede elétrica, galhos e objetos foram lançados sobre a fiação, como telhados de casas e comércios. As equipes seguem atendendo os casos pontuais e isolados. Nestes três dias de trabalho a empresa contabilizou a substituição de 76 postes e 61 transformadores.
![temporal falta de luz campo grande](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/10/PADRAO-CAPA-1920-X-1080-41-1024x576.jpg)
Não há mais bairros sem energia na totalidade e os trabalhos seguem de forma ininterrupta durante todo o fim de semana, obedecendo protocolos rígidos de segurança.
Estragos
O Netclima indica que as rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h e 618 mil raios caíram em Mato Grosso do Sul. Só em Campo Grande foram 3 mil descargas elétricas, um recorde para uma tempestade.
Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bodoquena, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Bonito, Miranda, Corumbá e Campo Grande são algumas cidades que tiveram registros de queda de energia, raios, granizo e diversas árvores.
![bodoquena](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Collage-Maker-21-Oct-2022-07.11-AM-1024x577.jpg)
Em Ribas do Rio Pardo, ventos de 76 km/h derrubaram árvores e destelhou casas. A Defesa Civil monitora as famílias em razão da previsão de chuvas nas próximas horas. Em Bodoquena, cobertura de posto de combustível caiu sobre carro e assustou quem estava no local.
Na Capital, a noite e madrugada foram de trabalho para equipes que fazem reparos e também o Corpo de Bombeiros. No Centro, lojistas contabilizam prejuízos após estabelecimentos ficarem destelhados.
Os semáforos da cidade também estão sem funcionar em vários pontos e equipes da prefeitura fazem força-tarefa para o conserto. Quedas de árvores também foram registradas em vários bairros da cidade.
Prejuízos
Após o temporal na quinta-feira (20), Rozecleia Vilha, amarga 48 horas sem energia elétrica no comércio da família, uma conveniência na Vila Fernanda, em Campo Grande. Moradora abriu 14 protocolos de reclamação na Energisa.
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Ela disse ao Jornal Midiamax que a luz acabou na quinta-feira à noite durante a ventania e, durante as ligações pedindo por reestabelecimento na rede, recebe vários prazos para ter o serviço consertado.
“Quando eu ligo, me falam que vai levar meia hora, depois 10 minutos, depois falam em 20 minutos, 40 minutos. Não sei o que fazer”, diz a comerciante emocionada. A conveniência teme perder as bebidas e alimentos que ficam nos refrigeradores. Após a reportagem, a Energisa informou que deslocou uma equipe de plantão para o local.
Como informar corte de energia?
A Energisa reforça a população para mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados; e orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular. Para evitar congestionamento no 0800 722 7272, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar maior fluidez às demandas.