A Energisa ainda trabalha para normalizar o fornecimento de energia após o temporal que atingiu e deixou um rastro de destruição em várias cidades de Mato Grosso do Sul, na quinta-feira (20).

Segundo a concessionária, um Plano de Contingência está mobilizado para atender os impactos e, neste sábado (22), a quantidade de clientes com serviços normalizados está em 98%. A empresa ressalta que priorizou ocorrências coletivas e de maior complexidade.

O temporal ocasionou quedas de poste e árvores sobre a rede elétrica, galhos e objetos foram lançados sobre a fiação, como telhados de casas e comércios. As equipes seguem atendendo os casos pontuais e isolados. Nestes três dias de trabalho a empresa contabilizou a substituição de 76 postes e 61 transformadores.

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Falta de luz na Afonso Pena (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Não há mais bairros sem energia na totalidade e os trabalhos seguem de forma ininterrupta durante todo o fim de semana, obedecendo protocolos rígidos de segurança.

Estragos

O Netclima indica que as rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h e 618 mil raios caíram em Mato Grosso do Sul. Só em Campo Grande foram 3 mil descargas elétricas, um recorde para uma tempestade.

Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bodoquena, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Bonito, Miranda, Corumbá e Campo Grande são algumas cidades que tiveram registros de queda de energia, raios, granizo e diversas árvores.

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Telhado destruído na tempestade (Foto: Leitor Midiamax)

Em Ribas do Rio Pardo, ventos de 76 km/h derrubaram árvores e destelhou casas. A Defesa Civil monitora as famílias em razão da previsão de chuvas nas próximas horas. Em Bodoquena, cobertura de posto de combustível caiu sobre carro e assustou quem estava no local.

Na Capital, a noite e madrugada foram de trabalho para equipes que fazem reparos e também o Corpo de Bombeiros. No Centro, lojistas contabilizam prejuízos após estabelecimentos ficarem destelhados.

Os semáforos da cidade também estão sem funcionar em vários pontos e equipes da prefeitura fazem força-tarefa para o conserto. Quedas de árvores também foram registradas em vários bairros da cidade.

Prejuízos

Após o temporal na quinta-feira (20), Rozecleia Vilha, amarga 48 horas sem energia elétrica no comércio da família, uma conveniência na Vila Fernanda, em Campo Grande. Moradora abriu 14 protocolos de reclamação na Energisa.

Comerciante está sem energia há 2 dias | Foto: Fala Povo, Midiamax

Ela disse ao Jornal Midiamax que a luz acabou na quinta-feira à noite durante a ventania e, durante as ligações pedindo por reestabelecimento na rede, recebe vários prazos para ter o serviço consertado.

“Quando eu ligo, me falam que vai levar meia hora, depois 10 minutos, depois falam em 20 minutos, 40 minutos. Não sei o que fazer”, diz a comerciante emocionada. A conveniência teme perder as bebidas e alimentos que ficam nos refrigeradores. Após a reportagem, a Energisa informou que deslocou uma equipe de plantão para o local.

Como informar corte de energia?

A Energisa reforça a população para mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados; e orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular. Para evitar congestionamento no 0800 722 7272, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar maior fluidez às demandas.