Cotidiano

Emprego: No mês mais promissor, confira as áreas que mais oferecem oportunidades em 2022

De acordo com pesquisa, 13 profissões estarão em alta este ano

Fernanda Feliciano Publicado em 12/01/2022, às 07h42

A região Centro-Oeste possui taxa de desocupação de 9,8%, de acordo com o IPEA.
A região Centro-Oeste possui taxa de desocupação de 9,8%, de acordo com o IPEA. - Arquivo/Midiamax

Com 13,5 milhões de pessoas em busca de emprego no Brasil no último trimestre de 2021, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a busca por uma ocupação segue forte pelo país. O mesmo levantamento aponta que a região Centro-Oeste tem de desocupação de 9,8%. Mas, quais são as áreas mais promissoras neste ano?

O Jornal Midiamax entrevistou agências recrutadoras de RH e alguns profissionais da área para tratar do assunto e selecionar dicas para você que está a procura de um emprego neste início de ano. 

A profissional de RH Sandra Quadros destaca que as profissões em alta em 2022 são da área de TI (Tecnologia da Informação) devido a alta demanda do mercado e sua atuação bem remunerada. Além deste ramo, o Marketing e suas diversas possibilidades de atuação, assim como a área de Ciências Contábeis são os setores com grandes oportunidades para quem deseja construir uma carreira sólida.

De acordo com a gerente regional da Employer RH Lucia Coletto, os trabalhos temporários também são uma ótima alternativa para retornar ao mercado de trabalho e atender demandas específicas dos empreendimentos em diferentes épocas do ano. Neste segmento, os setores de Indústrias, Serviços, Comércio, Transporte, Logística, além da safra e Agroindústria se destacam pelo elevado índice de contratações em 2021 e pela perspectiva de que devem permanecer aquecidos em 2022, conforme levantamento realizado pela empresa.

A gerente também aponta que alguns setores se sobressaem no início e no fim do ano e que, por isso, os candidatos devem se manter atentos: “São nesses momentos que o candidato precisa estar atento para não perder uma boa oportunidade de trabalho. Este é o momento ideal para quem busca iniciar 2022 com um trabalho”, diz.

O índice de trabalhos efetivos de determinadas áreas tende a apresentar um maior número de vagas em 2022, como aponta a pesquisa da Employer RH. Confira os cargos:

  • Desenvolvedor;
  • Designer gráfico;
  • Analista (qualidade, suporte e testes);
  • Atendente de loja;
  • Auxiliar de estoque;
  • Vendedor interno;
  • Operador de caixa;
  • Mecânico de manutenção;
  • Operador de telemarketing;
  • Promotor de vendas;
  • Recepcionista;
  • Consultor de vendas;
  • Auxiliar de escritório.

Como conseguir um bom emprego?

Especilistas relatam que, para conseguir um bom emprego, é importante se preparar e se destacar entre diversos candidatos nos processos de seleção. Confira as dicas para conseguir aquele emprego dos sonhos, de acordo com a gerente regional Lucia Coletto:

1. Cadastre o seu currículo em plataformas de empregos especializadas;

2. Busque por vagas que sejam coerentes ao seu perfil e objetivos profissionais para que seu currículo não perca credibilidade;

3. Revise os dados do seu currículo com atenção e verifique se há erros ortográficos ou de digitação antes de enviar;

4. Aposte em cursos de qualificação para enriquecer o currículo;

A profissional de RH Sandra Quadros também recomenda investir em uma boa comunicação (verbal e escrita), saber ser um bom ouvinte, ler com frequência e se manter sempre atualizado. 

Acompanhe vagas e editais 

Quer se manter atualizado sobre vagas e processos seletivos? Participe do nosso grupo do Facebook!

Jornal Midiamax