O presidente do TRT(Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região, desembargador André Oliveira, determinou a suspensão da greve dos enfermeiros Santa Casa de , em reunião na tarde desta quinta-feira (29).

A Justiça determinou que os atendimentos voltem ao normal a partir de hoje. Segundo o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de do Estado de MS), Lázaro Santana, a categoria vai parar o movimento grevista por tempo determinado.

Uma nova audiência foi marcada para a próxima terça-feira (4), às 14h, para tratar do salarial. Conforme Lázaro, caso a categoria não entre em acordo com a Santa Casa na reunião, a greve volta a acontecer a partir de quarta-feira (5).

De acordo com o TRT, a reunião desta quinta aconteceu para tratar da suspensão da greve e afastar a aplicação de multa. As negociações entre o Município, o Estado e a Santa Casa para repasses ainda estão em andamento.

Desde ontem (28), os plantões na Santa Casa contavam com apenas 50% dos trabalhadores da enfermagem. A greve entrou em seu 2º dia nesta quinta.

Mais R$ 9 milhões

Diretor-presidente do , Heitor Freire explica que o reajuste de cada categoria, que teve maio como a data-base, impacta em R$ 1,8 milhão nas contas da Santa Casa. Somados, os reajustes representariam em acréscimo na folha salarial de mais R$ 9 milhões, valor que o hospital pretende ter subsidiado pela prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado.

O diretor explica que outras categorias “entenderam a situação” enfrentada pelo hospital, em crítica à Enfermagem, que insistiu nas negociações e deflagrou a greve.

Santa Casa teve aumento nos repasses há um mês

Em agosto, após novo impasse entre o hospital e o poder público, o repasse mensal aumentou quase 9%, passando de R$ 23 para R$ 28 milhões.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, nas primeiras três semanas deste mês de setembro já foram liberados R$ 31.599.123,57. Deste total, R$ 10.335.575,37 correspondem à parcela de recursos próprios. De janeiro até o dia 16 de setembro, o hospital recebeu R$ 242 milhões do município.