Pular para o conteúdo
Cotidiano

Efeito do La Niña, falta de chuva seca cachoeira Boca da Onça, a maior queda d’água de MS

Fluxo de água na cachoeira já vem diminuindo através dos anos
Arquivo -
Evolução da diminuição do fluxo na queda d'água
Evolução da diminuição do fluxo na queda d'água

Seca provocada pelo fenômeno La Niña secou uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso do Sul. A maior cachoeira do Estado, a Boca da Onça, em , não apresenta mais a volumosa queda d’água que atrai turistas de toda parte. Estiagem levou o Governo de MS a decretar situação de emergência nesta terça-feira (4).

Com 156 metros de altura, a Boca da Onça ficou sem água nas últimas semanas, frustrando turistas que visitavam a região. O assunto foi tratado em reportagem da Folha de São Paulo. 

Sócio de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) vizinha à cachoeira, o jornalista Gerson Jara afirma que é a primeira vez que a Boca da Onça fica seca no período de chuvas ao longo dos 20 anos que frequenta a região.

Para ele, além da estiagem, o avanço da agricultura em larga escala, principalmente e milho, provocou o aumento no desmatamento, impactando os cursos d’água. “Algumas fazendas não têm a preocupação de preservar mananciais. O fluxo vem caindo ano a ano e agora secou. Isso está deixando a gente preocupado”, afirmou ele à Folha. 

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do de MS), a seca em pleno período de chuva é resultado da atuação de massas de ar seco e quente e do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Pacífico, provocando chuvas abaixo da média em boa parte do Sul e nas regiões sul e sudeste de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação