Eclipse solar: confira como assistir ao fenômeno astronômico
É possível assistir ao fenômeno por transmissões ao vivo
Wendy Tonhati –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro eclipse solar do ano acontece na tarde deste sábado (30), mas praticamente não será visível do Brasil. O fenômeno astronômico só poderá ser observado a partir de algumas regiões remotas do planeta, e no País, somente um ponto no extremo sul do Rio Grande do Sul – Barra do Quaraí – conseguirá acompanhar de forma parcial o fenômeno.
Este é o primeiro dos dois eclipses solares previstos para este ano – nenhum observável no Brasil. Para quem não está em um destes pontos onde é possível a observação e quiser assistir ao eclipse, a tecnologia dará uma ajudinha.
Confira como assistir a transmissão do eclipse solar:
Observatório Nacional no YouTube
O fenômeno astronômico terá início às 15h45 (horário de Brasília), mas a transmissão, com comentários da astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, começará um pouco antes, às 15h (horário de Brasília).
Além de explicar como ocorrem os eclipses, a astrônoma disponibilizará imagens de um outro eclipse, observado a partir de Marte.
O eclipse solar só poderá ser observado a olho nu por quem estiver na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, onde o eclipse será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol. Poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Segundo a Nasa, o fenômeno poderá ser observado principalmente no Chile, na Argentina, no Uruguai, no oeste do Paraguai e no sudoeste da Bolívia e do Peru.
A retransmissão do eclipse solar não será a única deste sábado. Mais cedo, às 4h (horário de Brasília), o observatório fará outra transmissão, na qual mostrará imagens e comentará a conjunção entre os dois planetas mais brilhantes: Júpiter e Vênus.
TimeAndDate no YouTube
O site TimeandDate irá transmitir o eclipse solar parcial ao vivo com parceiros do Instituto de Astrofísica da Pontifícia Universidade Católica no Chile e um grupo de astrônomos da Argentina, liderados pelo Instituto Latinoamericano de Astroturismo.
A transmissão está programada para começar às 16h30 (horário de Brasília), e você poderá acompanhá-la no site ou no YouTube.
Gyaan ki gareebi no YouTube
O streamer indiano transmite lançamentos espaciais, imagens da Lua cheia e mais. O eclipse solar será transmitido a partir das 14h45 (horário de Brasília).
Como ocorre um eclipse?
Os eclipses solares acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.
O observador que está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, vai ver o eclipse total. Se estiver na área atingida pela penumbra, verá o como parcial.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Meninos sumiram enquanto pais trabalhavam fora
Contratação temporária de professores em Corguinho vira alvo de inquérito no MPMS
Prefeitura de Corguinho terá dez dias úteis para prestar informações ao MPMS
Ex-Ken Humano, Jessica Alves é hospitalizada com buraco no bumbum; veja
Jessica Alves precisou de atendimento médico após ficar com um buraco no bumbum; entenda o que causou a situação da brasileira
Emendas da bancada federal de MS devem somar R$ 528 milhões para 2025, afirma Soraya
Bancada federal no Congresso Nacional se reuniu com o Governo de MS para discutir investimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.