‘É sangue bom’: escoteiros convocam parentes e população de MS para mutirão no Hemosul

Mobilização pretende arrecadar o maior número de bolsas de sangue possível e abastecer o Hemosul. Mutirão é também uma oportunidade de proporcionar às crianças, adolescentes e jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação

Escoteiros de Campo Grande estão convocando parentes, amigos e toda a população para aderir ao MutCom (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária), previsto para ocorrer no dia 17 de setembro. A mobilização pretende arrecadar o maior número de bolsas de sangue possível e abastecer o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul).

“Os escoteiros estão fazendo essa convocação aos familiares e a população em geral e acredito que teremos ao menos 100 pessoas envolvidas neste dia, somente em Campo Grande. Todos vão trabalhar no evento e aqueles que são menores de 16 anos terão várias atividades neste dia. A intenção é abastecer o banco de sangue de cada cidade”, afirmou Rosemeire Cheverria, de 48 anos, que atua na equipe de comunicação da Região Escoteira de MS.

Mobilização nacional

O MutCom, segundos os escoteiros, visa a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade – como, por exemplo, com as comunidades próximas às Unidades Escoteiras Locais espalhadas em todo o território nacional.

O mutirão é também uma oportunidade de proporcionar às crianças, adolescentes e jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, empoderando nossos jovens no intuito de agregar na formação de um indivíduo consciente e engajado com o mundo ao seu redor.

Com objetivo de que se torne algo cultural, os escoteiros estão reforçando a doação de sangue no Brasil e o cadastro de medula óssea no sistema Redome.

O evento começa às 14h e está previsto para encerrar às 17h. Além de Campo Grande, cidades como Três Lagoas, Dourados e Bonito também devem ter mobilizações.

Pré-requisitos para doar sangue

  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção;
  • Estar descansado e alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Menores entre 16 e 17 anos de idade podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal;
  • Pesar no mínimo 55 kg.

Assista ao vídeo da campanha:

Conteúdos relacionados

Bolsa Família