Dourados inicia ações de combate à tuberculose e hanseníase
As atividades são realizadas no CRTH e nas UBSs
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com as primeiras atividades realizadas no dia 3 de março, a Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início à Campanha Municipal de Combate à Tuberculose (TB) e Hanseníase (Hansen).
As atividades serão realizadas até o dia 31 de março no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância.
O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, ressaltou.
Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.
Já os sintomas que indicam a Hanseníase são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
A transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.
Tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.
As UBSs/ESFs estão participando. Se tiver alguma pessoa com suspeita de TB ou de Hansen pode ser encaminhada para a Unidade de Saúde mais próxima da residência dessa pessoa.
Serviço: O CRTH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.
Notícias mais lidas agora
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
Últimas Notícias
IFMS abre 315 vagas em cursos gratuitos de idiomas a distância
As vagas são destinadas aos cursos de inglês e espanhol em sete cidades de MS
Vereadores analisam dois vetos do Executivo e projeto da primeira infância em Dourados
Entre os projetos pautados para serem discutidos e votados nesta segunda-feira (2) estão dois vetos integrais e a instituição do plano municipal pela primeira infância em Dourados. A medida caso seja aprovada, tem vigência até 2034. O primeiro veto encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP), trata do projeto de Lei n° 05/2024 que concede benefício…
Arte com lápis de cor e em stop motion homenageia fotógrafa de MS apaixonada pelo Pantanal
Artesã fez desenhos em vários papéis e deu movimento, como se fotógrafa estivesse caminhando no Pantanal
Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
Mulher deu uma facada no marido para se defender
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.