Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dourados inicia ações de combate à tuberculose e hanseníase

As atividades são realizadas no CRTH e nas UBSs
Arquivo -
O CRTH funciona no bloco amarelo do PAM
O CRTH funciona no bloco amarelo do PAM

Com as primeiras atividades realizadas no dia 3 de março, a Prefeitura de , por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início à Campanha Municipal de Combate à (TB) e Hanseníase (Hansen).

As atividades serão realizadas até o dia 31 de março no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância.

O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, ressaltou. 

Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.

Já os sintomas que indicam a Hanseníase são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.

Tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.

As UBSs/ESFs estão participando. Se tiver alguma pessoa com suspeita de TB ou de Hansen pode ser encaminhada para a Unidade de Saúde mais próxima da residência dessa pessoa.

Serviço: O CRTH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional