Pular para o conteúdo
Cotidiano

Domingo pode registrar chuva e mudança para chegada de nova frente fria em MS

O domingo (29) deve registrar chuvas isolas em municípios de Mato Grosso do Sul, consequentemente, o início da mudança para chegada da nova frente fria no Estado. Segundo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a maioria das cidades deve ter altas temperaturas, o que ocasiona a sensação de abafamento e atuação de … Continued
Karina Campos -
Chuva alerta inmet frente fria
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax).

O domingo (29) deve registrar chuvas isolas em municípios de , consequentemente, o início da mudança para chegada da nova frente fria no Estado. Segundo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a maioria das cidades deve ter altas temperaturas, o que ocasiona a sensação de abafamento e atuação de nuvens chuvosas.

Conforme a previsão, uma frente fria oceânica se aproxima, mas ainda sem derrubar a temperatura em todo o Estado. Como consequência da chegada, a precipitação é esperada a partir do período da tarde, com intensidade de fraca a moderada, principalmente na região centro-sul do Estado.

Essa frente fria age junto com o avanço de cavados e transporte de umidade vindo da Amazônia. Cavado é o nome técnico, no Hemisfério Sul, a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos, com uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Para e Dourados, a mínima prevista é de, respectivamente de 16ºC a 17ºC. Em , a temperatura prevista vai de 20ºC a 30ºC. Já em Três Lagoas e Corumbá, a temperatura pode chegar a 33ºC.

chuva

Uma nova massa de ar frio chegando pelo Sul do Brasil deve causar uma queda menos acentuada das temperaturas em parte do Mato Grosso do Sul nos últimos dias de maio e início de junho.

Chuva aliada a frente fria

Ainda de acordo com o monitoramento, a nova massa de ar frio, que vai atuar durante a primeira semana de junho, tem duas diferenças relevantes em relação a onda polar de forte intensidade e de grande dimensão geográfica, com características incomuns para o mês de maio, que marcou a última semana no Brasil. Primeiro, será menos intensa. Segundo, e mais importante, vai ser muitíssimo menos abrangente na sua área de influência que a última.

O sul do Mato Grosso do Sul deve registrar queda da temperatura, mas na maioria das áreas das duas regiões haverá muito mais um refresco que frio intenso. Este evento de ar frio não vai trazer mínimas muito baixas generalizadas e tampouco geada.

O que o ar frio deve ter como efeito é a possibilidade de muita chuva em áreas do Sul do Brasil e mesmo em partes do Mato Grosso do Sul à medida que a massa de ar fria terá dificuldade em romper o bloqueio da massa de ar seco sobre o Brasil Central. Isso deve levar a acumulados de precipitação bastante altos para esta época do ano em parte do Mato Grosso do Sul e no Paraná, onde no fim de maio e no começo de junho já chove muito menos pela temporada seca do Centro do país.

Ainda de acordo com o , também é previsto uma terceira frente fria que deve chegar no Estado, a partir de 5 de junho, que causará queda mais acentuada das temperaturas, com previsão de temperaturas mínimas entre 12º e 14º.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Virginia Fonseca é a nova rainha da Grande Rio após saída de Paolla Oliveira

Caminhoneiro sofre queimaduras de 1º e 2º graus no corpo após fogareiro a gás explodir em MS

Homem que tentou estuprar mulher é preso escondido em clínica de reabilitação

Empresa de celulose abre vagas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é preso com 404 Kg de maconha que levava do Paraguai a São Paulo

Dentro do veículo os policiais avistaram grande quantidade de maconha

Brasil

INSS: balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso

Até quinta-feira (15), 1.051.238 segurados haviam feito o pedido de reembolso

Polícia

Homem desmaia durante briga e morre horas depois em hotel no interior de MS

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina

Famosos

Deborah Secco revela resultado de transplante de sobrancelhas: “Minha vida mudou”

Atriz se incomodava com a aparência de sobrancelhas caídas