Disparam casos de ‘superfungo’ Candida auris no Brasil, mas MS segue sem suspeitas
Entenda o é o superfungo e quais os sintomas
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cresce o número de notificações do superfungo Candida auris no Brasil. Foram confirmados 36 casos em Recife, Pernambuco, distribuído em dois hospitais, de acordo com o Diário de Pernambuco. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no início do ano, informou em boletim que o país vive o terceiro surto do fungo, com os primeiros casos no estado citado.
Por enquanto, em Campo Grande ainda não há nenhuma notificação de caso suspeito de Candida auris, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O secretário Flavio Britto, da SES (Secretaria Estadual de Saúde) também afirmou que não há notícias em Mato Grosso do Sul sobre notificações.
Segundo a biomédica Marcela Lemos, a infecção do superfungo é mais comum em pessoas que permanecem internadas no hospital por longos períodos e possuem sistema imunológico comprometido, o que favorece a presença do fungo na corrente sanguínea.
“Esse fungo foi primeiramente identificado no ouvido, no entanto também pode estar relacionado com infecções urinárias e do sistema respiratório, podendo ser confundido com outros microrganismos. Apesar disso, ainda não é muito bem esclarecido se o foco da infecção por Candida auris pode realmente ser o pulmão ou o sistema urinário, ou se o fungo surge nesses sistemas como consequência de infecção em outro local o organismo”.
O infectologista Rodrigo Coêlho explica que a cândida é um fungo que faz parte da microbiota, da flora humana, entretanto, ele ganha resistência quando contraído em ambientes de saúde. Sendo um microrganismo, o fungo depende de matéria orgânica, por isso por colonizar e infectar animais, humanos e vegetais.
“Ele é contraído a partir do contato direto com materiais contaminados, veículos transportadores. Isso pode ser facilitado com a baixa imunidade e por intermédio dos diversos dispositivos invasivos que o paciente se submete durante uma intervenção”, pontua.
Onde o superfungo pode ser contraído?
Microrganismos resistentes podem ser contraídos em ambientes de saúde, como postos de atendimento e hospitais. O especialista ressalta que pode ser contraído, principalmente, por dispositivos de corrente sanguínea, como agulhas e seringas. Um paciente também pode ser infectado por sondas vesicais, utensílios hospitalares contaminados e até as mãos dos profissionais de saúde podem contribuir muito nessa disseminação.
Sintomas
O paciente pode ser infectado e apresentar pouco ou nenhum sintoma, dependendo dos casos, pode sentir:
- febre;
- hipotensão [pressão baixa];
- taquicardia [aumento da frequência cardíaca]
- choque séptico [falência múltipla dos órgãos].
Tratamento
O tratamento da Candida auris requer tempo e tratamento intenso com antifúngicos potentes definidos pela equipe médica do atendimento, de acordo com a gravidade, condições de comorbidades ou perfil do paciente.
Quando mais antecedência no diagnóstico e tratamento, evita que o fungo se espalhe pela corrente sanguínea, o que pode levar a morte do paciente.
“A prevenção consiste nos cuidados de controle da infecção hospitalar. Os pacientes imunocomprometidos são os mais suscetíveis, como com HIV, diversos tipos de câncer, e usuários de corticoide”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Justiça Federal liberou R$ 469 milhões para pagar requisições de pequeno valor em SP e MS
Dos valores a serem pagos pela Justiça Federal, R$ 366 milhões envolvem questões previdenciárias e assistenciais
Idoso é preso após espancar e abandonar um cachorro no interior de MS
Conforme a delegada de Anastácio o homem já tem histórico de maus-tratos a animais
Chuva rápida e intensa em Campo Grande forma enxurrada e alaga ruas nas Moreninhas
Chuva atingiu região na tarde desta quinta-feira (21)
Foragido há mais de 1 ano, homem que matou amigo com golpes de facão é preso em MS
Assassinato ocorreu em agosto de 2023 quando Marcos Rogério Ramos dos Santos foi morto após uma bebedeira em conveniência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.