Transferir o veículo pode ser mais fácil por meio da ferramenta digital ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), que comprova de forma digital a transferência de propriedade do veículo.

Lançada em 21 de julho de 2021, a ATPV-e registra a intenção de venda dos veículos adquiridos após 4 de janeiro de 2021.

De acordo com o (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) deve lançar em breve a assinatura digital da ATPV-e pelo aplicativo do para os veículos que já possuem o documento digital.

O recibo ainda deve ser assinado e reconhecido em cartório, mas a partir do procedimento 100% digital, o preenchimento e assinatura da ATPV serão disponibilizados pelo próprio aplicativo com a assinatura digital.

Em seguida, a transferência é concluída normalmente pelo Detran. 

Ainda conforme o Detran, existe um estudo para que a transferência seja feita de forma totalmente online, mas ainda não há nada definido. Por hora, é possível somente a venda digital.

Para acessar o serviço, é necessário acessar o portal “Meu Detran” ou o aplicativo. É possível também consultar autorizações em andamento. 

Siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal de serviços “Meu Detran” e tenha o documento do veículo em mãos;
  2. Clique no menu “Veículos” e depois “ATPV-e intenção de venda”;
  3. Preencha os dados solicitados, do proprietário, da venda e do comprador;
  4. Imprima e reconheça firma em cartório;
  5. Realize vistoria veicular no Detran;
  6. Agende visita em uma das agências para finalizar o processo.