Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dengue avança e Mato Grosso do Sul tem 2ª maior incidência da doença no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, MS teve 12 mortes por dengue este ano.
Gabriel Maymone -
aedes aegypti
(Foto: Karine Matos /PMCG)

Boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde indica que Mato Grosso do Sul é o 2º estado com maior incidência de casos de dengue no país, com 4.898,6 casos a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Goias, com 5.101,9 casos.

A doença apresentou avanço substancial em MS, já que na semana anterior o Estado não figurava entre os estados com maior incidência de dengue.

O número de óbitos confirmados até o dia 23 de maio em MS é 12, um a menos que todo o ano de 2021, por exemplo. A letalidade dos casos confirmados de dengue no Estado é de 0,11, a 7ª maior do país.

Relatório da dengue

Somente na última semana foram 3 mortes por dengue confirmadas em Mato Grosso do Sul, segundo o relatório divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Conforme o boletim, as vítimas eram homens, sendo um, de 51 anos, residente em São Gabriel do Oeste e os outros dois, de 81 e 94 anos, de .

Ainda segundo o boletim, a vítima de 81 anos, passou a ter os sintomas de dengue no dia 14 de maio e não resistiu, morrendo no dia 19, em apenas cinco dias.

MS tem, neste ano, mortes por dengue registradas em Campo Grande (6), São Gabriel do Oeste (1), Chapadão do Sul (1), Aparecida de Taboado (1), Douradina (1), Itaporã (1) e (1).

Ações de combate a dengue

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou uma reunião com representantes do Comitê Estadual de Arboviroses, formado por 40 entidades públicas e privadas, para discutir o enfrentamento a Dengue, e em Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (24).

De acordo com o secretário de estado de saúde, Flávio Britto, a reunião é importante para decidir os próximos passos. “Sabemos que é uma guerra antiga, todos nós sabemos, sem exceção, em qualquer município do Estado, do que é preciso para ser feito no combate a essas doenças. Se a gente tirar pelo menos 15 minutos por semana para limpar as nossas casas e terrenos, isso já faz muita diferença. Infelizmente, já temos nove óbitos registrados, então, é importante que todos nós estejamos engajados nesta luta”, destaca.

O consultor técnico das Arboviroses do , Pablo Fontoura, aponta que houve um aumento de 100% dos casos de dengue no país. “Percebemos que em Mato Grosso do Sul não foi diferente. É por isso que nós queremos fortalecer a vigilância, assistência e o controle vetorial de Mato Grosso do Sul”, explica.

Segundo o assessor militar da SES, as entidades que fazem parte do Comitê Estadual são fundamentais para o enfrentamento às arboviroses no estado. “Nós esperamos que estas entidades possam nos ajudar a desenvolver ações de combate a essas doenças, principalmente no período de 20 a 24 de junho – durante a semana de conscientização do enfrentamento da Dengue. Em especial, no dia 24 de junho, faremos em parceria com os municípios, ações de limpeza naqueles municípios que possuam maior incidência da doença”, comenta.

Alguns representantes do Ministério da Saúde estão presentes em Mato Grosso do Sul para fortalecer as ações de vigilância e controle vetorial, bem como, a gestão de insumos, capacitação do manejo clínico e laboratorial e debate do panorama das doenças no estado. Os técnicos permanecerão em MS até a próxima quinta-feira (26) e participam de diferentes atividades de enfrentamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias