A de Mato Grosso do Sul disparou alerta de tempestade na região centro-norte do estado por meio de SMS para os números cadastrados no 40199, nesta quarta-feira (26). Ao todo, o aviso abrange 30 municípios e é valido até quinta-feira (27) às 10h. 

Os municípios na lista do alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba , Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. 

Além disso, outros 29 municípios, incluindo Campo Grande, estão sob alerta de chuvas intensas que podem atingir acumulados de até  50 mm/dia e ventos de intensidade entre 40-60 km/h. 

Alertas do Inmet

A Defesa Civil disparou os alertas a partir das previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgadas nesta quarta-feira (26).

De acordo com o instituto, as chuvas intensas serão de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 50 a 60 quilômetros por hora. No entanto, os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.

Já o alerta de tempestade prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos fortes de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Conforme o instituto, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As instruções do recomendam não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descarga elétrica, bem como não estacionar o carro próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Serviço de alertas da Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul dispara alertas por meio de SMS para os cidadãos cadastrados. O serviço é e vem acompanhado de orientações. 

Para se cadastrar, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir disso, o telefone e o endereço são incluídos de forma automática na lista de alertas em casos de desastres naturais. 

O serviço não divulga a previsão do tempo, mas alertas em situações que requeiram atenção especial ou medidas preventivas.