De novo? MS pode voltar a ter onda de frio na próxima semana com mínimas de 11ºC

Não há previsão de chuva para nenhuma região de MS
| 22/06/2022
- 18:05
frio inverno
Sul-mato-grossenses podem preparar os casacos novamente - (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

O inverno começou oficialmente nesta terça-feira (21) e a primeira onda de frio da estação mais gelada do ano deve acontecer já na próxima semana em Mato Grosso do Sul. Há previsão de que faça mínimas de 11ºC na região Sul de MS.

Conforme a previsão disponível no The Weather Channel para a próxima semana, na segunda-feira (27) o clima já começa a ficar mais ameno novamente. Na terça-feira (28), as temperaturas já começam a cair.

Para a região Sul, como nas cidades de e Sete Quedas, há previsão de mínimas de 11ºC, mas máximas que podem chegar a 25ºC. O fica parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva.

Em Campo Grande, o tempo segue firme até o fim de semana, quando faz calor de 30ºC, mas no início da próxima semana, as temperaturas começam a atenuar. As mínimas serão de 15ºC e não há previsão de chuva.

A estação mais fria do ano ainda não vai causar onda de frio na região Norte e do Pantanal, que segue com máximas de 33ºC durante a tarde.

Prognóstico do inverno em MS

O inverno deverá ser mais frio do que em anos anteriores no Mato Grosso do Sul. A estação conhecida pelas baixas temperaturas começou às 5h14 (horário de MS) da terça-feira — 21 de junho — e se estende até 22 de setembro. Além do frio mais intenso, a seca será notável, com tendência de chuvas até 50% abaixo da média climatológica.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima de Mato Grosso do Sul), é prevista a continuidade da La Ninã entre os meses de julho, agosto e setembro. Com isso, o inverno deverá ser mais rigoroso que o normal, com possibilidade de maior número de massas de ar frias.

Além disso, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 e 50% abaixo da média climatológica durante o mesmo trimestre. A média tem volume entre 50 e 300 mm para grande parte de MS. Nas regiões do Bolsão e Pantanal, as chuvas variam de 50 a 100 mm. Já na região do Cone-Sul e Mundo Novo, variação é de 200 a 300 mm.

Veja também

Últimas notícias