Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande

Os voluntários trabalham a saúde mental das mulheres que são mães e vivem em situação de vulnerabilidade
| 02/04/2022
- 10:17
Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande
Um dos encontros realizados pelo Mães Luz. (Foto: Divulgação).

Percebendo as dificuldades enfrentadas no dia a dia por mães que residem nas periferias de Campo Grande, nasceu o Projeto Mães Luz. O trabalho ajuda mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade e transformam as mãezinhas de dentro para fora.

A idealizadora e coordenadora do projeto, Silvia Tavares Farina, explica que o projeto é uma . Os voluntários, formados por uma equipe especializada, trabalham a mental das mulheres que são mães e vivem em situação de vulnerabilidade.

“A gente vai até a periferia e conhece a realidade desta mulher que é mãe. No total, realizamos 18 encontros e conseguimos trabalhar a autoestima da pessoa, descobrimos seus talentos e conseguimos mostrar alternativas de vida para ela. Fazemos a mulher acreditar no seu potencial. Não adianta apenas a gente oferecer a oportunidade se ela não está bem. A gente trabalha a mulher de dentro para fora, fazendo ela acreditar em seu potencial”, explicou.

projeto1 - Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande

A Escola Mães Luz foi idealizada e planejada desde 2007. Em 2014, o grupo passou a percorrer as periferias de Campo Grande e já realizou atendimento a mais de 2 mil mulheres. Durante todos os anos, a idealizadora destaca que viu várias vidas se transformando.

projeto2 - Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande

“As mulheres que são mães e vivem em situação de vulnerabilidade são esquecidas. Elas ficam sobrecarregadas e não têm uma rede de apoio. A maioria está com depressão e algumas até com pensamentos suicidas. Com a escola e com o apoio das nossas psicólogas conseguimos mudar a vida delas. Descobrimos quais são seus talentos e oferecemos conhecimento, para que a mulher atue em algo que seja prazeroso para ela”, disse.

Após 18 encontros, a mulher atendida pelo projeto recebe um certificado de conclusão de curso. A Escola também oferece oficinas, aula de canto e vários outros cursos que ajudam as mães a encontrarem qual rumo devem seguir na vida, depois de estarem mentalmente bem.

O Projeto realiza uma formatura para as mulheres que conseguiram concluir os 18 encontros. Em seguida, o nome dessa mãe entra num banco de dados em busca de uma vaga de emprego.

projeto3 - Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande

“Como já conhecemos a pessoa, conseguimos descobrir o que ela sente prazer em fazer. Buscamos vagas de emprego com o perfil de cada mulher”.

projeto4 - Cuidando de quem cuida: projeto ajuda a melhorar a autoestima de mães da periferia de Campo Grande

A Escola Mães Luz é um projeto independente. As mães atendidas precisam de todos os tipos de doações que vão de roupas, produtos de higiene a alimentação. Se você gostou do projeto e deseja ajudar, basta entrar em contato pelo telefone: (67) 99295-7938 e falar com a Silvia.

Veja também

Tamanduá acabou encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

Últimas notícias