Pular para o conteúdo
Cotidiano

CRMV-MS e Decat devem investigar omissão de socorro e maus-tratos em caso de cão atropelado

Animal foi atropelado em frente à clínica veterinária de universidade de Campo Grande, não resistiu e morreu sem atendimento
Karina Campos -
Hércules foi atropelado e não resistiu
Foto: Reprodução/Instagram/Guarda Animal

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 26ª Promotoria de Justiça do de , decidiu, na última segunda-feira (25), que a responsabilidade de investigar o caso do cão Hércules, atropelado em frente ao Veterinário da UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), será da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul).

Procurado por acadêmicos que ficaram abalados com o caso, o advogado Pablo Chaves, especialista em direito animal, instaurou abertura de inquérito policial para investigar o fato. O pedido ressaltava que na tarde do dia 31 de março funcionários e alunos da universidade ouviram os gritos de dor do cachorro, além dos graves ferimentos. Levaram até a unidade, mas foram informados que o hospital não realiza resgate de animais.

Ao perceber que não havia solução, levaram até uma clínica particular, onde foi aplicado um medicamento para aliviar a dor, mas ele não resistiu e morreu durante o exame de ultrassonografia.

O atropelamento, em si, não é considerado crime, pois não foi possível registrar com exatidão quem teria praticado. Portanto, a decisão, assinada pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, reforça que deve ser oficializada uma denúncia na Decat para investigar se houve maus-tratos.

Quanto à omissão de socorro por parte dos funcionários do hospital veterinário, deve ser encaminhada uma reclamação ao CRMV-MS.

Atropelado

Após a publicação nas redes sociais da ONG Instituto Guarda Animal, um outro morador apareceu e se disponibilizou a ajudar o cão, levando-o para atendimento veterinário. Mas Hércules não resistiu.

“Infelizmente nossa ajuda chegou tarde para esse anjo. Ele teve torção estomacal, intestinal e laceração nas vísceras. Caso dele era muito grave e cirúrgico. Se tivesse sido socorrido no momento do atropelamento, estaria vivo agora”, disse o instituto em postagem nas redes sociais.

Depois de muitos questionamentos, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) se manifestou nas redes sociais, publicando esclarecimentos pela falta de atendimento ao cachorro atropelado. No entanto, o instituto compartilhou nota de repúdio, dizendo que o animal teria sido atropelado justamente em frente à clínica da universidade.

Muitos internautas lamentaram a falta de atendimento, uma vez que em vídeo divulgado aparece o cão agonizando no campus.

À reportagem do Jornal Midiamax, a UCDB disse em nota que não realiza resgate de animais e que o cachorro deveria estar acompanhado de tutor responsável. Confira a nota completa:

A UCDB vem por meio deste comunicado prestar esclarecimentos sobre o caso ocorrido na data de ontem (31/03), envolvendo nossa Clínica Veterinária – Escola. Uma pessoa foi até a Clínica por volta das 16 horas, informar que um animal estava com ferimentos no campus da universidade. Nossa atendente informou que não fazemos resgate de animais, mas que o atendimento seria realizado caso o animal fosse levado até as dependências da Clínica Veterinária – Escola e que o mesmo precisaria de um tutor responsável para acompanha-lo no processo. Após esse contato, em nossos canais oficiais e na recepção, não fomos mais acionados. É importante ressaltar que o animal não foi levado até a Clínica Veterinária – Escola para atendimento clínico e afirmamos que o atendimento não seria negado nesta situação”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão