CRMV-MS e Decat devem investigar omissão de socorro e maus-tratos em caso de cão atropelado
Animal foi atropelado em frente à clínica veterinária de universidade de Campo Grande, não resistiu e morreu sem atendimento
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Campo Grande, decidiu, na última segunda-feira (25), que a responsabilidade de investigar o caso do cão Hércules, atropelado em frente ao Hospital Veterinário da UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), será da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul).
Procurado por acadêmicos que ficaram abalados com o caso, o advogado Pablo Chaves, especialista em direito animal, instaurou abertura de inquérito policial para investigar o fato. O pedido ressaltava que na tarde do dia 31 de março funcionários e alunos da universidade ouviram os gritos de dor do cachorro, além dos graves ferimentos. Levaram até a unidade, mas foram informados que o hospital não realiza resgate de animais.
Ao perceber que não havia solução, levaram até uma clínica particular, onde foi aplicado um medicamento para aliviar a dor, mas ele não resistiu e morreu durante o exame de ultrassonografia.
O atropelamento, em si, não é considerado crime, pois não foi possível registrar com exatidão quem teria praticado. Portanto, a decisão, assinada pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, reforça que deve ser oficializada uma denúncia na Decat para investigar se houve maus-tratos.
Quanto à omissão de socorro por parte dos funcionários do hospital veterinário, deve ser encaminhada uma reclamação ao CRMV-MS.
Atropelado
Após a publicação nas redes sociais da ONG Instituto Guarda Animal, um outro morador apareceu e se disponibilizou a ajudar o cão, levando-o para atendimento veterinário. Mas Hércules não resistiu.
“Infelizmente nossa ajuda chegou tarde para esse anjo. Ele teve torção estomacal, intestinal e laceração nas vísceras. Caso dele era muito grave e cirúrgico. Se tivesse sido socorrido no momento do atropelamento, estaria vivo agora”, disse o instituto em postagem nas redes sociais.
Depois de muitos questionamentos, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) se manifestou nas redes sociais, publicando esclarecimentos pela falta de atendimento ao cachorro atropelado. No entanto, o instituto compartilhou nota de repúdio, dizendo que o animal teria sido atropelado justamente em frente à clínica da universidade.
Muitos internautas lamentaram a falta de atendimento, uma vez que em vídeo divulgado aparece o cão agonizando no campus.
À reportagem do Jornal Midiamax, a UCDB disse em nota que não realiza resgate de animais e que o cachorro deveria estar acompanhado de tutor responsável. Confira a nota completa:
“A UCDB vem por meio deste comunicado prestar esclarecimentos sobre o caso ocorrido na data de ontem (31/03), envolvendo nossa Clínica Veterinária – Escola. Uma pessoa foi até a Clínica por volta das 16 horas, informar que um animal estava com ferimentos no campus da universidade. Nossa atendente informou que não fazemos resgate de animais, mas que o atendimento seria realizado caso o animal fosse levado até as dependências da Clínica Veterinária – Escola e que o mesmo precisaria de um tutor responsável para acompanha-lo no processo. Após esse contato, em nossos canais oficiais e na recepção, não fomos mais acionados. É importante ressaltar que o animal não foi levado até a Clínica Veterinária – Escola para atendimento clínico e afirmamos que o atendimento não seria negado nesta situação”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
Rebeca foi indiciada por estelionato após as investigações da Polícia Civil
Homem morre atropelado por trator após descer para abrir cerca de fazenda em MS
Mesmo ferido, Valdecir tentou contato com três pessoas da fazenda, mas não obteve sucesso
Tem fatura em atraso? Energisa oferece negociação com desconto de até 80% neste sábado em Campo Grande
O atendimento ocorrerá das 08h às 13h
Com competição de natação e hidroginástica, Festival das Aquáticas ocorre neste sábado
Evento é aberto ao público. Programação acontece das 08h às 13h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.