Corredor de ônibus da Brilhante é inaugurado e passageiros estranham pontos ‘no meio’ da rua

Em obras desde 2017, rua tem pontos de embarque ‘no meio’ da via e sem estacionamentos

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Imagem ilustrativa. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Foi ativado no início da manhã desta segunda-feira (18), após dois anos do começo das obras, o corredor de ônibus da Rua Brilhante, em Campo Grande. O corredor, que nasce na Rua Guia Lopes, segue pela Brilhante e continua na Avenida Marechal Deodoro, passando pelos terminais Bandeirantes e Aero Rancho, tem sete quilômetros de extensão.

Segundo o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, que esteve presente na via nesta segunda-feira, a avaliação do primeiro dia de ativação é positiva.

“Planejamos muito, estudamos bastante antes de fazer. É importante frisar que isso não é a ‘invenção da roda’ como todos pensam. Esses pontos já existem em outras cidades, só que o nosso (corredor) é maior e protegido por guard rail”.

Pontos de ônibus antigos sendo retirados (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Ao falar sobre “inventar a roda”, Janine se refere principalmente aos pontos de ônibus instalados no meio da via. “Reclamações são normais. Quando você tira da zona de conforto, tem reclamação. Ainda mais que estamos tirando de uma situação e implementando uma que nunca teve”, completa.

Os polêmicos pontos localizados no lado esquerdo da via fazem parte do projeto de mobilidade urbana de Campo Grande, que prevê a implantação de corredores exclusivos de ônibus em vias consideradas ‘peças-chave’ no itinerário do transporte coletivo do município como a Rua Bahia, Avenida Marechal Deodoro, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa.

O recapeamento desse perímetro começou em 2017 e terminou em 2018, quando a Prefeitura Municipal e o Exército anunciaram o término da obra e os preparativos para as próximas etapas. A implantação do corredor com os pontos de ônibus iniciou em 2020.

Aviso sobre proibição de estacionar no corredor novo (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Passageiros

Para alguns passageiros, porém, a novidade não caiu tão bem. Ronildes Saldanha, aposentado de 72 anos, criticou a mudança. “Não precisava mudar o embarque e desembarque. Desse jeito (com ponto no meio da rua) corre risco de acidente. Era melhor do jeito que estava, só tinha que reformar o ponto de ônibus”.

Maria Antonia Aristimunho, de 58 anos, é dona de uma floricultura na Rua Brilhante. Ela diz que os clientes têm reclamado bastante. “Ficou difícil para que eles (clientes) estacionem. Antes a rua (ao lado) subia e descia e agora é mão única. E a Brilhante, com essa faixa, só complica”.

Outros corredores

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada. O Corredor Norte vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.

Está sendo preparada a segunda etapa do Corredor Sul, programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.

A revitalização da Rua Rui Barbosa prevê a implantação da faixa do corredor exclusivo de ônibus entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Mato Grosso, além de uma estação de embarque. 

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O corredor sudoeste ligará o terminal Aero Rancho ao Centro. 

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inss