Em desfiles de escolas de samba, SAS realiza ação de conscientização sobre trabalho infantil
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos infanto-juvenis
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) deu início a ação de conscientização sobre exploração sexual e trabalho infantil com a distribuição de panfletos informativos nas abordagens às pessoas e comerciantes na Praça do Papa, na última quarta-feira (20). No local, ocorrem os desfiles de escola de samba de Campo Grande até sexta-feira (22).
A ação é realizada por equipes do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) por meio dos panfletos e abordagens às pessoas e comerciantes presentes nos desfiles. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos infanto-juvenis.
“A ideia é sensibilizar e alertar a sociedade sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar não apenas situações de abuso e exploração sexual, mas também o tráfico de pessoas”, pontuou a superintendente da Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister.
A iniciativa faz parte do AEPETI (Programa de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil), do Governo Federal que objetiva retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce. No ano de 2011, o programa foi introduzido na LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e no SUAS (Sistema Único da Assistência Social).
As denúncias podem ser feitas através do disque 100 ou pelos dois telefones do Seas, (67) 99660-6539 ou (67) 99660-1469.
Trabalho infantil
De acordo com a Lei 8.069/1990, da Constituição Federal, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, permitida a partir dos 14 anos.
Além disso, o jovem aprendiz deve ter registro na carteira de trabalho, salário mínimo ou piso da categoria, jornada de trabalho de no máximo oito horas diárias, 30 dias de férias por ano e sobretudo, não ter seu desempenho escolar prejudicado por conta do trabalho.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.