O pagamento do (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) já está sendo cobrado em Mato Grosso do Sul. Antes, os boletos de pagamentos eram enviados pelos correios e a quitação só poderia ser feita nos caixas eletrônicos e agências bancárias. 

Porém, com a modernização no pagamento, os tributos podem ser quitado em aplicativos como o Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e Ame Digital. Além da facilidade, esses apps garantem pontos no cartão de crédito. As regras para o pagamento desses tributos variam de acordo com o aplicativo escolhido. Confira:

Mercado Pago

Esse app não tarifas para débitos com valores de até R$ 1 mil. Porém, boletos acima desse valor têm uma tarifação de 2,49%. O aplicativo funciona 24 horas por dia e permite que seja feito o pagamento do IPTU e IPVA.

Para isso, basta acessar o app, selecionar a seção “Boletos e tributos”. Depois, será preciso digitar o código de barras do boleto ou escanear com a câmera do seu celular. Os boletos são registrados no mesmo dia até às 20h e confirmados em até 2 dias úteis.

RecargaPay

Assim como o app anterior, não há taxação para valores de até R$ 1 mil. Já os valores acima dessa quantia terá uma cobrança de 2,49%. O pagamento é feito por meio do número do código de barras. Para isso, basta selecionar “Contas e Boletos” e digitar os números.

PicPay

Diferente de seus concorrentes, o PicPay possui uma tarifa fixa de 2,99% para qualquer boleto pago no cartão de crédito. Para o pagamento é necessário tocar no QR Code do app que aparece no canto superior esquerdo da tela inicial.

Após isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece no monitor. Será apresentado o valor do boleto e demais dados sobre o pagamento, como destinatário, tipo de tributo e valor. Depois de confirmar as informações, basta finalizar com a senha ou digital.

Ame Digital

O Ame cobra uma taxa de 1,99% em transferências com cartão de crédito. O boleto pago tem retorno em cashback. Para isso, é só entrar no app da Ame e clicar em “Serviços Financeiros” e seguir as orientações do aplicativo.

Prazos

O desconto de 20% no valor do IPTU ainda pode ser adquirido em Campo Grande até a próxima segunda-feira (10). Caso o contribuinte opte por realizar o pagamento até o dia 10 de fevereiro, o desconto é de 10%. Quem optar pelo parcelamento também terá desconto, de 5%, se pagar até a data do vencimento.

O IPVA pode ser pago com desconto de 15%, se for em parcela única. O prazo para o pagamento à vista acaba no dia 31 de janeiro.