Conheça 3 formas de mexer no FGTS sem sair de casa

Tanto o saque extraordinário, saque-aniversário e antecipação do saque do FGTS podem ser feitos pelo aplicativo de celular ou pelo computador
| 17/05/2022
- 07:55
Conheça 3 formas de mexer no FGTS sem sair de casa
(Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

O FGTS (Fundo de Garantia por de Serviço) foi um dispositivo criado pelo governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, em que uma conta vinculada ao contrato de trabalho é criada e em caso de desligamento, que ele possa ter acesso ao valor acumulado até ali.

Durante muitos anos houve certa crítica ao Governo, principalmente em momentos de crise econômica - como é o ciclo que vivemos desde 2014 principalmente - quando se dizia que o dinheiro imobilizado do FGTS poderia ser usado pelos trabalhadores em situações distintas, que não só a demissão, e isso aconteceu.

O Jornal Midiamax apresenta, então, três formas simples de ter acesso ao dinheiro do FGTS, para que possa usar da melhor forma segundo sua necessidade:

Saque extraordinário

A última decisão do governo Federal em relação ao Fundo de Garantia foi a permissão de um saque extraordinário de até R$ 1 mil. O calendário do saque extraordinário do FGTS começou em 20 de abril e foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Ainda dá tempo de sacar. Veja passo a passo para acesso aos R$ 1 mil sem sair de casa clicando aqui.

O crédito é realizado em Conta Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores. Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.

Saque-aniversário

Modalidade já consolidada, o saque aniversário basicamente sistematizou o acesso à parte do valor do FGTS para o trabalhador de forma anual. Isso porque ele permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. A adesão, no entanto, é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o saque-rescisão.

Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do FGTS podem contratar empréstimo junto às instituições financeiras habilitadas, utilizando como garantia o valor a que fazem jus anualmente. No aplicativo do FGTS, o trabalhador pode simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado junto às instituições financeiras, tendo como garantia o Saque-Aniversário.

A adesão a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. O processo também pode ser feito no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.

O é feito resgate por meio do aplicativo FGTS e cai na conta da Caixa automaticamente no dia estabelecido pelo calendário do mês em que faz aniversário.

Antecipação do saque-aniversário

Para quem precisa de grana extra, ainda há possibilidade de antecipar o saque-aniversário do FGTS . Porém, existem regras que o trabalhador deve seguir, então, confira as condições para antecipar o benefício. O crédito é rápido e fácil, sem burocracia. Você consegue fazer a antecipação de casa, pelo celular ou computador, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa.

Como o próprio nome diz, o saque-aniversário é liberado somente no mês de nascimento do trabalhador. Entretanto, vários bancos oferecem opção de antecipação desses valores.

Se você já é correntista da Caixa, simule agora mesmo pelo Internet Banking ou App Mobile Banking CAIXA: opção CRÉDITO > ANTECIPAÇÃO SAQUE ANIVERSÁRIO > SIMULAR E CONTRATAR, ou ainda por meio do App CAIXA Tem: opção "Empréstimo Saque Aniversário".

Se você não é correntista, pode simular no App FGTS. Caso seu cadastro não esteja atualizado ou você não possua conta corrente ou poupança na CAIXA, você poderá procurar uma de nossas agências em todo território nacional.

Veja também

Um dos pontos teve o vidro quebrado por vândalos nesta quarta-feira (6)

Últimas notícias