Concurso para professores estaduais deve ser publicado em uma semana e pode chegar a 2 mil vagas
Assim, as provas devem acontecer até o início de abril
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O concurso para professores da rede estadual de ensino deve ter edital publicado em uma semana e o número de vagas pode subir das 722 previstas inicialmente para cerca de 2 mil, conforme informou a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) ao Jornal Midiamax.
De acordo com o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, uma nova reunião deve ocorrer nesta terça-feira (28) com a presença da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização) e SED (Secretaria de Estado de Educação) para tratar o assunto. Um dos pontos que será abordado será o aumento do número de vagas. Também será discutida a equidade salarial.
Vale lembrar que o assunto já é discutido há cerca de um mês. Segundo Jaime, o encontro de amanhã será a terceira reunião realizada para falar sobre a abertura do concurso. A categoria também busca um aumento no número de vagas oferecidas, acordada em 720 até o momento. “Acreditamos ser possível oferecerem até 2.000 vagas”, disse o presidente da Fetems.
As provas estão previstas inicialmente para acontecer no início de abril.
Equidade salarial
A categoria também busca discutir, na reunião de amanhã, a equidade salarial entre professores contratados e concursados pelo Estado. A categoria busca que o aumento do piso nacional anunciado no início do ano também beneficie os convocados, e não apenas os servidores concursados.
O reajuste de 33% no piso salarial nacional dos professores da educação básica aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que vai passar de R$ 2.886 para R$ 3.845 para quem trabalha 40 horas semanais, terá grande impacto nas contas de estados e municípios.
Em Mato Grosso do Sul, além dos 10% de reajuste linear dado a todo o funcionalismo público, que contemplou, portanto, os professores, a categoria deve receber mais 20,8% após a decisão do presidente. No entanto, a medida vai beneficiar apenas concursados, deixando os convocados de fora.
Alvo de debates, o assunto já foi responsável por protesto realizado pela Fetems e Simteds (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) do interior no início de fevereiro. Na data, aproximadamente 300 professores se reuniram em frente à SED (Secretaria de Estado de Educação), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Ainda no mesmo dia, uma reunião foi realizada.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Exército apreende mais de meia tonelada de maconha na MS-164
A operação foi conduzida pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado
Após reunião, governador de SP pede intervenção na Enel ao TCU
Até o final da tarde, mais de 158 mil clientes da Grande São Paulo continuavam sem energia
Familiares procuram pelo seu Vivaldo que desapareceu no Jardim das Hortências
Desapareceu no início da manhã desta terça-feira (15)
Corinthians derrota Boca e chega à final da Libertadores Feminina
Corinthians e Boca Juniors protagonizaram uma partida muito equilibrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.