Campo Grande amanheceu movimentada devido à prova do concurso público da Polícia Militar, realizada neste domingo (4) em vários pontos da Capital. Para os candidatos, o que mais atrai no cargo é estabilidade de trabalho e melhores condições financeiras.

Alexander Galdino Soares, de 25 anos, compareceu ao local de prova na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Ele contou ao Jornal Midiamax que veio de Cuiabá (MT) para fazer a prova e que já é concurseiro há muito tempo, mas está focado na Polícia Militar a cerca de 1 ano e meio.

Professor de educação básica, ele afirma que as maiores dificuldades são estudar a legislação de cada Estado e ainda lidar com a ampla concorrência, que aumentou.

“Ultimamente, por causa da crise, tem aumentado muito a concorrência dos concursos, mas por ter um a bagagem, acho que vou me sair bem até. Eu estou em busca de uma carreira estável, com segurança e um salário melhor”, afirma.

O mesmo foi observado por Ana Celly Leice, de 27 anos. Casada com um Policial Militar, ela afirma que a profissão do marido não teve influência na sua escolha, mas que sempre teve vontade de prestar concurso para a PM.

 Ela concorre na sua primeira prova neste domingo e afirma que busca uma carreira estável.

“Eu estudei por uns quatro meses pra esse concurso, mas o que eu quero mesmo é Polícia Federal. É uma área que eu gosto muito e várias pessoas da minha família trabalham com isso, mas é algo que eu sempre quis desde a faculdade”, ressalta a jovem.

Já a Danielly Valdez, de 22 anos, sempre sonhou em ser policial desde criança. Apesar da estabilidade financeira ser um atrativo para a maioria, ela diz que, na verdade, o salário é incompatível com a função de um policial militar.

“É um trabalho exaustivo e traz vulnerabilidade para o policial e para a família. O nível de criminalidade é maior do que a quantidade de servidores, por isso que eu acho que o salário não condiz. Vou prestar por amor a profissão mesmo”, pontua a jovem, que é estagiária da Polícia Civil e estudante de direito.

Concurso da PM

As provas do concurso da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) acontecem, no domingo (4), para provimentos de 20 vagas para o cargo de Oficial e 500 para Soldado.

Considerando os dois editais, 10.320 candidatos efetivaram a inscrição, sendo 1.635 candidatos para o cargo de Oficial e 8.685 para Soldado. As provas escritas objetivas do concurso da PMMS são aplicadas exclusivamente em Campo Grande.

No período matutino será para os candidatos ao cargo de Soldado, com duração das provas de 4h.

Com duração de 5h, as provas escritas para o cargo de Oficial serão aplicadas no período vespertino, com a abertura dos portões às 14h e fechamento às 15h (horário de MS). Para mais informações, acesse aqui.