Com a chegada do feriado de Natal, muitos moradores ficam em dúvida de quais serviços vão, ou não, funcionar na cidade. Por isso, vale ressaltar que quem ainda tem planos para percorrer o comércio atrás de presentes ou compras para ceia, tem até o sábado (24) para fazer isso. Isso porque tanto as lojas, quanto supermercados não poderão abrir no domingo (25), no feriado de Natal.

Já para o setor de bares e restaurantes a regra não se enquadra. Portanto, o funcionamento dos estabelecimentos ficará a critério do dono, conforme decisão entre Abrasel MS, Shrbs (Sindicatos de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Mato Grosso do Sul) e SINTHOREMS (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de MS). 

Dessa forma, abertura no Natal é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho.

Shoppings

A mesma regra do comércio se enquadra para as lojas dos shoppings de Campo Grande. Isso porque as lojas dos centros comerciais funcionarão em regime facultativo no domingo (25), podendo só o setor de lazer e alimentação funcionar em horários estabelecidos por cada local.

Já quem prefere passear pela região central, precisa ficar atento porque o Pátio Central não abrirá no próximo domingo.

Bancos e Correios

Já quem precisa resolver questões bancárias ou nos Correios, esse é o momento de se antecipar, já que os bancos não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro.

As agências dos Correios funcionam só até o sábado (24) nas agências que tem o expediente, enquanto todas encerram no dia 25.

Serviços de saúde e delegacia

As UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Coordenadoria de Regiões de Saúde) funcionam normalmente no sábado e domingo de Natal 24h e não vão fechar nenhum dia.

As delegacias que atendem plantão – Depac Centro, Depac Cepol e Delegacia da mulher – vão funcionar normalmente.

Confira o abre e fecha completo neste link.

Quando é feriado?

A legislação brasileira define que os feriados nacionais nesta época de fim de ano são apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Apesar de muitas pessoas seguirem a tradição de iniciar as comemorações no dia 24 e 31, essas datas não são feriados oficiais.