O comércio de Pedro Juan Caballero, na fronteira com MS, estará fechado na quarta-feira (9). O fechamento ocorre devido a uma decisão do governo do Paraguai para realização do Censo 2022 em todo o país vizinho.

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero, Kalil El Hage, confirma que todas as atividades do país estarão suspensas das 5h às 18h, período em que as pessoas devem permanecer em casa para responder ao Censo.

Na quinta-feira (10) as atividades retornam ao normal em todo o país. “É uma paralisação a pedido do Governo Federal para que seja feito o Censo. No dia seguinte tudo volta ao normal”, afirma.

Censo no Paraguai

No país vizinho, o Censo é realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e o dia 9 de novembro foi decretado feriado nacional pela lei nº 6.987. A população do país está estimada em 7,22 milhões de pessoas.

Apenas serviços essenciais estão permitidos e voluntários que irão trabalhar na realização do Censo. Transporte público também está proibido.