Com vacina da gripe liberada para público geral, campo-grandenses enfrentam filas para se imunizar
Vacina da gripe está disponível nos 72 postos de saúde da Capital
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacina contra a gripe já está disponível para toda a população de Campo Grande com seis meses de idade ou mais. Com a liberação, nas unidades de saúde da Capital, os campo-grandenses enfrentaram filas no atendimento para se proteger contra os três tipos diferentes de vírus da gripe.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) incentiva a população a procurar uma das 72 unidades de saúde para se imunizar porque, de acordo com a parcial da campanha, fechada na última sexta-feira (24), haviam sido imunizados apenas 34% de todo o público-alvo.
Esse público conta com mais de 295 mil pessoas em Campo Grande e a orientação do Ministério da Saúde é que 90% de cada um dos públicos recebessem a vacina.
“Somente neste ano tivemos 37 óbitos por Influenza, e uma cobertura dessa é extremamente preocupante, porque a vacina protege justamente contra os vírus que estão circulando e quanto menos pessoas protegidas, maiores os riscos de desenvolverem formas graves da doença”, lamenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Ele ainda lembra que a vacina protege contra três vírus da gripe, o H1N1, Influenza B e H3N2, sendo este último responsável pelo surto atípico que o município viveu no início do ano. O titular da pasta reforça que na época de baixas temperaturas, as chances de ficar gripado são ainda maiores.
Com o objetivo de tentar proteger quem deveria ter se vacinado e não procurou a unidade de saúde, a prefeitura inicia a imunização de toda a população, uma vez que assim há a possibilidade de reduzir a circulação do vírus.
A vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com outros imunizantes, como o da Covid-19, por exemplo.
Vacina da Covid-19
A vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade. Este imunizante pode ser encontrado em um dos 49 pontos de imunização referenciados pela Sesau.
Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante poderá buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Se a pessoa possui esta idade, já tomou a primeira dose e concluiu o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, ela está apta a receber a segunda dose.
Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderão receber o primeiro reforço do imunizante, assim como quem tomou a terceira dose neste mesmo intervalo de tempo.
Contudo, para receber o segundo reforço é necessário que faça parte de um dos seguintes grupos: pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.