Com umidade entre 20% e 12%, Mato Grosso do Sul tem alerta de perigo para 10 cidades

Demais cidades estão em alerta de risco potencial, também devido à baixa umidade do ar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
umidade
Das 79 cidades de MS, 10 estão com alerta de perigo devido à baixa umidade, que pode chegar aos 12% | Foto: Inmet | Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou neste sábado (27) novo alerta decorrente da baixa umidade na região norte de Mato Grosso do Sul. A publicação classifica o grau de severidade em estágio de perigo e tem vigência das 11h até às 18h de hoje.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar de 20% a 12% neste horário – o que pode ocasionar não só problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boa e nariz – como risco de incêndios florestais

O Instituto recomenda que, neste período, sul-mato-grossenses nas áreas em alerta bebam bastante líquido e que evitem atividades físicas, assim como exposição ao sol em horários mais quentes.

Estão na área de perigo as localidades de Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas e Pedro Gomes.

Vale lembrar que, além do alerta de perigo na região norte, o Inmet também publicou na mesma data documento com grau de severidade de perigo potencial nas demais regiões do Estado, também em decorrência da baixa umidade do ar. O aviso segue vigente das 10h08 até às 19h30.

Calorão de 34ºC e baixa umidade

Mato Grosso do Sul terá um sábado de altas temperaturas e baixa umidade do ar, com máxima de 38ºC em Porto Murtinho, no Pantanal. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo firme devido à atuação de uma massa de ar quente e seca, associado a um sistema de alta pressão atmosférica. Na Capital, os termômetros devem registrar de 20°C a 34°C.

Os índices de umidade relativa do ar ficam muito baixos e podem atingir valores entre 10% e 25%. Por isso, é recomendável beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes.