Após o frio atípico em no começo de novembro, o clima seco e quente já conhecido do sul-mato-grossense para a época voltou a vigorar no Estado. A umidade relativa do ar chegou a registrar 15%.

Com as temperaturas mais altas e umidade do ar baixa, é recomendado se hidratar muito bem. E é isso que tem feito os campo-grandenses no calor de 30,3ºC. Atuando como no Centro da Capital, Marília Bertioli, de 60 anos, não larga da sua garrafa de água.

fala povo
Marília e Daiane bebem bastante água (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

“O jeito é ficar na sombra e sempre estar bebendo água”, conta ao Jornal Midiamax. Colega de Marília na labuta, Daiane Ferreira, de 32 anos, diz que com esse clima o consumo de água precisar aumentar. “Tem que tomar bastante água. Quanto o tempo está assim a boca seca mais rápido e dá mais sede”, opina.

Já Elizete Aparecida de Oliveira, de 41 anos, vai mais além: a água vai acompanhada de gelo. “Eu sempre levo uma garrafinha de gelo para onde eu vou. É o jeito de me manter [hidratada]”, revela ela a sua estratégia.

fala povo
Elizete leva sempre uma garrafa de gelo consigo (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Umidade relativa do ar

Corumbá atingiu a temperatura mais alta (35,4ºC) e a umidade relativa do ar mais baixa (15%) de Mato Grosso do Sul na segunda-feira (7). Em também foi quente já que a máxima registrada foi de 34,4ºC.

Cidades como Três Lagoas, Sidrolândia, , Maracaju, Dourados, e Aquidauana tiveram umidade relativa igual ou menor que 20%.

Recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de (telefone 193).

Tempo nos próximos dias

A previsão para os próximos dias indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens de chuva.

O destaque para esta semana é a elevação gradativa das temperaturas, podendo atingir valores acima dos 35°C, principalmente nas regiões pantaneira, bolsão, norte e sudoeste. Além disso, espera-se baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15-35%, principalmente nas regiões pantaneira, bolsão e norte do estado.