Cotidiano

Com tempo instável em MS, fim de semana pode ter tempestades em todo o Estado

Domingo pode ter tempestades com raios e rajadas de vento

Fábio Oruê Publicado em 07/01/2022, às 15h08

Chuvas devem aparecer no fim de semana em MS
Chuvas devem aparecer no fim de semana em MS - Foto: Henrique Arakaki/ Arquivo/ Jornal Midiamax

A previsão do tempo para este fim de semana é de filme e pipoca em casa, já que o sábado e domingo devem ser marcados por tempestades em todo o Mato Grosso do Sul. Clima instável vai propiciar as precipitações no Estado. 

Conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8), a previsão de chuvas com tempestades é para as regiões centro-norte e leste do Estado devido à convergência de umidade em baixos níveis, aliado ao aquecimento diurno e a passagem de perturbações atmosféricas em médios e altos níveis.

Já nas regiões pantaneira e sudoeste do Estado, sol com variação de nebulosidade e pancada de chuvas bem isoladas. No domingo, a previsão é de tempo instável com probabilidade chuvas de intensidade de moderada a forte e tempestades. O Inmet está com alerta para chuvas intensas que abrange 30 cidades.

Esses fenômenos podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido à formação de um sistema de baixa pressão em médios e altos níveis que favorecerão formação de instabilidades.

O destaque é para as regiões centro-norte, pantaneira e sudoeste de MS, onde, pontualmente, os acumulados de chuvas podem ser significativos, podendo atingir valores acima de 50 mm em 24h. No restante do Estado, pancadas de chuva com tempestades isoladas.

Temperaturas

Apesar das chuvas previstas, as temperaturas devem passar dos 30ºC durante o dia em MS, no sábado. Porto Murtinho, por exemplo, tem máxima prevista de 35ºC e mínima de 26ºC. Já Campo Grande tem variação de clima entre 21ºC e 29ºC. No norte do Estado, em Sonora, as temperaturas vão variar de 22ºC até 30ºC de máxima. 

Já no domingo, com maior probabilidade de precipitações, o clima fica mais ameno. Campo Grande tem máxima de 28°C e Três Lagoas de 29ºC - as mínimas ficam em 21ºC e 20ºC, respectivamente. 

Confira:

Fonte: Cemtec

Jornal Midiamax