Pais e responsáveis de crianças matriculadas nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de Campo Grande vão precisar ‘se virar’ a partir de 22 de dezembro, quando as instituições de ensino entram em recesso de fim de ano e as aulas só retornam em 2023. Dessa forma, os pais vão precisar conciliar rotina de trabalho com os filhos dentro de casa. 

Fábio Cardoso trabalha como gestor de desenvolvimento rural e tem uma filha, a Lavínia, matriculada na EMEI Eleodes Estevan, localizada na Avenida Afonso Pena. Ele contou ao Jornal Midiamax que não terá férias e que vai precisar de ajuda para cuidar da filha. 

“Fomos pegos de surpresa e vamos ver o que fazer, dividir os cuidados com a avó, pagar cuidadora e coisas assim. A estratégia é contar com a ajuda de outras pessoas”, comenta. 

O mesmo é observado pelo motorista de aplicativo Jefferson Brandt. Pai do Pedro, de apenas 4 aninhos, vai recorrer à ajuda da sogra, bem como dividir a responsabilidade com a esposa. 

“Minha sogra é professora, então ela vai entrar no mesmo recesso. Então, por alguns dias vamos deixar o Pedro com ela e, quando não tiver como, eu fico com ele. Eu vou inverter com a esposa enquanto cada um estiver trabalhando”, ressalta. 

Atividades de lazer

Já a Vanessa Basso é professora e mãe de um casal. A caçula, de três anos de idade, também estuda na EMEI Eleodes Estevan. Como ela terá férias no mesmo período dos filhos, vai conseguir aproveitar o descanso junto com eles. A expectativa é levar os pequenos para várias atividades de lazer. 

“Eu sempre estou em férias no período de férias deles, então a gente faz uma viagem para visitar os familiares ou a gente fica em casa, faz atividade, passeia na cidade, nos parques”.

Enquanto isso, a Niagara da Cruz Vieira, professora de educação musical, planeja retornar às atividades ao ar livre com a filha durante as férias das EMEIs.

“A gente pretende descansar em época não pandêmica. Queremos sair ao ar livre e passear porque passamos dois anos em casa e a ideia agora é retomar essa rotina”. Vieira ainda ressaltou que não foi divulgada a data de retorno das aulas e, por causa da greve dos professores, o dia pode mudar.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou ao Midiamax que ainda não há data definida para o retorno das aulas da rede municipal.

Greve dos professores

Os pais de alunos da Rede Municipal receberam comunicado impresso nesta segunda-feira (28) sobre nova paralisação dos professores em Campo Grande. O documento diz:

“Senhores pais/responsáveis. Informamos que em Assembleia Geral na ACP, ontem (dia 25/11) ficou definida nova paralisação no dia 29/11/2022 (terça-feira). Os Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande seguem mobilizados pelo cumprimento da Lei Municipal nº 6796/2022, que estabelece percentuais de correção do Piso 20h reme e há possibilidade de greve a partir do dia 1/12/2022.

No dia 30/11 (quarta-feira) – conforme calendário escolar haverá formação continuada para os professores e funcionários da EMEI – não haverá aula”, informa o bilhete. Confira:

Bilhete greve semed
(Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)