Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’

Buscas pela modalidade aumentam em academias a cada ano em MS; Capital deve ganhar piscina olímpica em parque
| 08/04/2022
- 07:00
Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Atletas durante treino em clube de Campo Grande. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

A psicologia e a medicina explicam em maior profundidade, mas é fato que a água traz uma sensação relaxante. Em temperatura variando entre 25°C e 30°C, a piscina se torna o cenário ideal para treinamento de atletas, prática de competições e também aula de amadores, os quais buscam superar medos neste esporte considerado completo e para todas as idades. No Estado, a modalidade cresce a cada dia e Campo Grande, em breve, deve ganhar uma piscina olímpica em um parque público.

“Nascemos da barriga da mãe, passamos nove meses no líquido amniótico. Temos uma ligação maternal pela água, é algo que lembra o afago de mãe. Você pode se sentir abraçada pela água, quando em condições ideais de temperatura ambiente. É uma sensação boa, parece que ela te abraça. E eu tenho o prazer de trabalhar com natação. Tenho alunos que variam de 5 a 83 anos de idade”, afirmou ao Jornal Midiamax o professor de natação Durval Barbosa Filho, de 57 anos. 

natacao atletas 9 - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Professor fala dos benefícios da natação em MS. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Conforme Filho, a criatividade aflora quando os alunos chegam e ele então presencia a superação de muitas pessoas. “Uma das piscinas que eu trabalho tem 25 metros de extensão por 3 metros de profundidade. Vou trabalhando com os alunos, até chegar nela e é uma superação diária. Também vi gente deixando de usar drogas e até roubar para participar dos treinos. E uma das sensações mais prazerosas é treinar filhos de atletas meus. A natação vai passando pelas gerações”, comentou. 

É uma superação diária, diz atleta

A dona de casa Jurema Ferreira Sandim da Costa, de 60 anos, é uma das alunas. Praticando apenas hidroginástica, ela foi convidada pelas amigas a fazer também aulas de natação. Com muito medo da piscina olímpica e até de como seria a respiração embaixo da água, a Juju, como é chamada entre as amigas, precisou da ajuda do professor para descer as escadas e soltar a mão das raias. 

natacao atletas - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Amigas dizem que "uma ajuda a outra" e resultado é uma superação diária.
Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

“Eu nunca pensei em nadar. Só vinha para o clube por conta da hidroginástica mesmo e depois as meninas me chamaram para nadar. O professor tinha que descer na água e segurar na minha mão por um bom tempo. Eu tinha muito medo e é uma superação diária e pessoal mesmo. Hoje, após dois meses, eu já nado sozinha e sinto os braços e pernas trabalhando. Não falto uma aula e tenho disposição o dia todo”, avaliou Costa. 

Atleta da terceira idade, Jurema pratica o esporte ao lado de amigas e ressalta que “uma ajuda a outra”. A também atleta Tânia Maria, de 62 anos, diz que faz natação há cerca de 3 anos. Recentemente, ela brinca que superou uma barreira própria e conseguiu atravessar a piscina olímpica “sem parar”. 

“As meninas até brincam comigo e falam que foi porque estou usando o snorkel (acessório para mergulho), só que eu nado bem sem ele também. Elas fizeram até reunião para pedir para o professor tirar o equipamento. Tudo na brincadeira, claro. Aqui é assim, uma vai ajudando a outra e é bem legal. Nós nos tornamos amigas”, disse Tânia. 

idosa natacao - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Idosa diz que pratica natação há 44 anos e já ganhou milhares de medalhas.
Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Natação é sinônimo de saúde e bem-estar, diz idosa

A aposentada Terezinha Witt do Amaral, de 84 anos, nada há 44 anos. Diariamente, ela chama o carro de aplicativo, chega ao clube na região central às 6h30 e permanece até as 8h. “A natação é sinônimo de , bem-estar e amizade para mim. Tenho em casa cerca de 1,5 mil medalhas e viajo bastante em competições no nível master. Já fui até na Itália nadar e o melhor é quando vou no cardiologista, no ortopedista, é só elogios”, argumentou. 

A professora Angélica Coutinho, de 51 anos, diz que dá aulas de ginástica e hidroginástica há 25 anos. Mesmo ganhando apelido de “carrasca”, ao não dar moleza para os alunos, a profissional é muito querida e avalia a natação como sendo o esporte mais completo. “Ele trabalha toda a parte motora, de superação, cardio respiratória, músculos, então, o benefício é completo. Além de ensinar, eu nado ao menos três vezes por semana também”, argumentou. 

natacao atletas 1 - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Natação é o esporte mais completo, dizem professores. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

MS voltará a ter competições, afirma federação

Presidente da Fedams (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Vargas disse que a categoria voltará a ter competições e a intenção é recuperar o tempo perdido, em que os atletas não participaram de por conta da pandemia. 

“Nós conseguimos recursos recentemente e adquirimos equipamentos de cronometragem para a federação, além de fazermos alterações nas medalhas. Acredito que este será o melhor ano para a natação no Estado, principalmente porque conseguimos apoio da Secretaria Nacional dos Esportes, então os atletas de ponta terão uniforme, passagem para eles e os pais, além dos técnicos, projeto para eventos e três grandes patrocinadores”, argumentou Vargas. 

natacao atletas 5 - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Crianças durante aula de natação em Campo Grande. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

No caso dos profissionais da área, também está ocorrendo a capacitação para arbitragem, conforme o presidente. “Estamos com 8 entidades federadas. Temos cerca de 350 no Estado e grande maioria em Campo Grande, em torno de 200. Agora o CREF (Conselho Regional de Educação Física) começou a federar as academias, já que a modalidade aumenta e tem mais visibilidade a cada ano”, disse.

O presidente ainda fala do projeto da piscina olímpica no parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, região sul da cidade. “Está em fase de construção, por meio de um convênio da prefeitura com o Governo do Estado e deve ser uma das mais modernas do país. Existe investimento para todo lado, como em Costa Rica, por exemplo, com piscina em cada uma das escolas municipais. Eu parei agora, mas, fui atleta desde os 8 anos, tenho medalhas e fico muito feliz em ver tudo isso”, finalizou.

natacao atletas 3 - Com pódio da superação, natação é esporte completo, para todas as idades e que ‘lembra afago de mãe’
Federação ressalta que MS possui atletas de ponta e competições voltam agora pós-pandemia. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Veja também

Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio de grandes proporções em vegetação de um...

Últimas notícias