As obras de e para corredor de ônibus no Centro de ainda tem deixado muitos passageiros do transporte público perdidos com a mudança no ponto de embarque. Nos pontos ‘antigos' há aviso impresso colado, mas que passa muitas vezes por despercebido na correria do dia a dia.

Aviso de mudança de ponto e ônibus | Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax

O comerciante Edvaldo Santos é proprietário de uma lanchonete que fica em frente ao antigo terminal de pré-embarque na Rui Barbosa. Ele comentou com a reportagem que de um tempo para cá, desde que a começou, muitos passageiros param no local para pedir informações.

“Todos os dias vem pessoas perguntar aonde o ônibus passa. Na sexta-feira tinha uma mulher aqui no ponto, por volta das 21h, eu fui até ela e avisei que não passava mais ônibus aqui. Orientei ela ir até a praça, seria mais seguro”, comentou.

Além disso, Edvaldo diz que o movimento na lanchonete caiu bastante após as obras, pois 90% da clientela eram de passageiros do ponto de pré-embarque.

‘Estou perdida'

No ponto improvisado na Rua Padre João Cripa, entre a Barão do Rio Branco e a Afonso Pena, Vanina Pereira, de 62 anos, torce para que o ônibus Santa Carmélia passe. “Estou perdida. Não sei se vai passar por aqui. Fico perguntando para as pessoas, mas sempre muda”, disse.

A doméstica Ivani Rosa, de 50 anos, diz que não foi muito difícil se adaptar às mudanças do itinerário do transporte público. O motivo: “É difícil para quem não pega ônibus todos os dias”, afirmou.

Sem atualização

Quem não vê os avisos no antigo ponto de pré-embarque e não pergunta, pode estar sujeito a também ficar perdido. Isso porque se o passageiro optar por olhar o local de embarque na internet, vai errar o ponto e perder o ‘busão'.

Na plataforma Mobilibus, onde é possível ver os itinerários, horários e locais de embarque, ainda não foram atualizados para aquelas linhas que passam pela Rui Barbosa. Por exemplo, a linha 080 (Aero Rancho-General Osório), que ainda indica trajeto pela Rui Barbosa e não pela Rua Padre João Cripa. O site do também não exibe as mudanças.

Na imagem é possível ver que o ônibus com prefixo 4016 segue reto pela Rua 7 de Setembro e não acessa a Rui Barbosa, que está em obras. Em seguida, o ônibus desaparece do GPS e reaparece apenas quando acessa a Rua Antônio Maria Coelho.

Em plataforma, linha 080 ainda aparece com itinerário na Rui Barbosa, sendo que atualmente passa pela Rua Padre João Cripa | Imagem: Reprodução