Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com aumento de casos de covid em MS, relembre: quando testar? O que fazer se der positivo?

Confira prazo para testagem com ou sem sintomas, onde testar, quando usar máscara e mais
Lucas Mamédio -
covid
(Foto: Agência Brasil)

Estamos passando por uma alta na curva de contágio pelo coronavírus. Novo boletim epidemiológico sobre a evolução da em Mato Grosso do Sul divulgado nesta terça-feira (7) mostrou que, em uma semana, foram registrados mais de 3.518 mil casos. O número é o maior dos últimos dois meses e evidencia o surgimento de uma possível nova onda da doença. O número de óbitos conta com quatro novos falecimentos nesta semana. Desde o início da pandemia, 10.575 pessoas morreram vítimas do vírus.

Outro dado que reforça a preocupação é do novo boletim InfoGripe, da Fiocruz, que mostra que a Covid-19 já responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com identificação viral nas últimas quatro semanas, mantendo tendência de aumento no país. Os dados mostram que entre os casos de síndromes respiratórias que evoluíram para óbito 91% tinham identificação viral e testaram positivo para Covid.

Por isso, a probabilidade de pegar ou ter contato contado com alguém que pegue Covid atualmente é bem maior. Se algumas dessas situações acontecer, quais medidas devem ser tomadas? Confira algumas dessas respostas de acordo com protocolos do Ministério da Saúde adotados por estados e municípios em suas recomendações.

Do dia provável da com alguém que testou positivo, qual o dia melhor para testar, considerando que pode estar assintomático, mas transmissível?

Para pacientes assintomáticos, a partir do 5º dia após o último contato com o caso confirmado. Para sintomático, de preferência entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas

Considerando que pode estar assintomático (tendo contato com positivo), qual a recomendação? Usar a máscara por quantos dias?

Não existe um número de dias específicos para usar a máscara. Depende da recomendação de e autoridades sanitárias. Se a pessoa teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é se isolar, mesmo que não apresente sintomas. No caso de quem desenvolve sintomas, deverá permanecer em isolamento por sete dias, desde que, no final deste prazo, não tenha dificuldades respiratórias, febre e uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas.

Se os sintomas permanecerem no sétimo dia ou o teste continuar com resultado positivo, o prazo deve ser estendido para dez dias. Para os assintomáticos, caso não seja possível realizar o exame por conta da escassez de testes na rede pública de saúde, a recomendação é cumprir a quarentena de pelo menos uma semana.

Nos dias seguintes, é importante reforçar as medidas de prevenção como o uso de máscara PFF2 em período integral e evitar qualquer tipo de aglomeração e contato com pessoas de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e pessoas imunossuprimidas.

No caso de pessoas que estão sintomáticas, mas testaram negativo, é preciso repetir o teste? Com quantos dias? Pode voltar no posto? Recomenda-se que fique em isolamento ou adote máscaras?

Se uma pessoa faz o teste rápido três dias após ter tido contato com um amigo com covid-19, o teste muito provavelmente dará falso-negativo mesmo que ela esteja com o vírus. Essa pessoa poderá desenvolver os sintomas em até 14 dias, e transmitirá o vírus para muitas outras pessoas. Se uma pessoa apresenta quadro gripal iniciado há um dia e faz o teste RT-PCR, pelo fato do pico da carga viral ser após 3 a 5 dias de sintomas, o exame tem chances de dar falso-negativo, mesmo com a pessoa estando doente.

Então, vale a pena fazer algum teste para saber se tem/teve covid-19 por conta própria? Não. É importante discutir isso com seu médico, pois ele saberá a real importância do exame para você e irá indicar a medida preventiva certa.

Se uma pessoa testa positivo no posto de saúde em , ela pode voltar à unidade para saber se está negativada e, assim, retomar atividades presenciais? Existe um prazo dado por quem testa?

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, não. Se a pessoa cumpriu o período de afastamento e não apresenta mais sintomas, pode voltar às atividades sem novo teste. Porém, se quiser testar, basta voltar ao posto de saúde.

Onde testar?

Unidades de saúde e farmácias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

aposentadoria

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Carro capota em acidente nas proximidades da Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Após situação de emergência por aumento de síndromes respiratórias, titular da Sesau se reúne com ministro

Rosana Leite também representou a prefeita Adriane Lopes no evento de federação entre PP e União Brasil

Trânsito

Prefeitura de Ribas emite nota sobre acidente onde ônibus invadiu bar na Afonso Pena

A administração municipal lamenta o ocorrido

Política

Gerson Claro se diz honrado ao ser citado por Tereza Cristina como nome ao Senado

Deputado teve o nome citado ao Senado pela ex-ministra

Esportes

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

Internacional que vem em boa fase sob o comando de Roger Machado sofreu para vencer