Prevista para ser reinaugurada no sábado (10), a entrega da Cidade do Natal foi adiada mais uma vez. O espaço, que segue com obra em fase de finalização, terá a reinauguração marcada com celebração no dia 15 de dezembro, próxima quinta-feira. Para esse ano, haverá roda-gigante, que está sendo instalada no espaço nos Altos da Afonso Pena, e também contará com espaço de alimentação, tela de cinema e área de eventos.

Conforme o secretário da Sectur (Secretaria Municipal de Turismo), Max Freitas, as datas para as comemorações do Natal em Campo Grande foram definidas com o seguinte cronograma.

No dia 12, haverá a inauguração das luzes de Natal no Centro, com o acender e queima de fogos. No dia 13, haverá as comemorações nos bairros, começando pelo Homex. Haverá pipoca, queimas de fogos, etc. Já no dia 15, festa de inauguração da Cidade do Natal.

Após o fim do ano, a secretaria fará uma campanha para rebatizar a Cidade do Natal que, com a obra, permitirá que o espaço seja utilizado nos demais meses do ano. Ainda não há opções de nomes para o local.

O custo da obra, conforme consta no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de 31 de agosto de 2021, foi de R$ 2.570.920,76. Em 27 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União a seleção da empresa 1A Serviços de Obras Civis e Terceirização, que venceu a licitação — a obra tinha custo estimado de R$ 3,4 milhões. 

Nova Cidade do Natal

O projeto arquitetônico foi concebido, segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), para que os visitantes, ao chegarem ao local, além de mergulharem num cenário típico natalino no período festivo, tenham oportunidade de conhecer um cenário urbano que o crescimento de Campo Grande deixou no passado.

Além das fachadas dos prédios, o totem de entrada da Cidade do Natal será uma representação em miniatura da antiga estação ferroviária da Noroeste do Brasil. Também será construído um coreto com estrutura de aço galvanizado, com as características arquitetônicas da primeira biblioteca de Campo Grande.

Um espaço destinado às exposições vai lembrar a fachada de uma casa da Noroeste do Brasil. O espaço destinado às mídias digitais vai lembrar o antigo Cine-teatro Alhambra e o mirante, a frente da Igreja de Perpétuo Socorro. O projeto completo pode ser conferido aqui.