Instalada na Faeca (Fazenda Experimental de Ciências Agrárias) da (Universidade Federal da Grande ) e operacionalizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária), uma nova estação agrometeorológica já está disponível em Dourados.

Segundo informações da UFGD, o novo está localizado na região Oeste da cidade, a cerca de 20 quilômetros da outra estação já existente, o novo ponto de monitoramento é integrado ao sistema Guia Clima, da Embrapa, iniciativa que monitora e reúne dados climáticos da região.

“Tanto o município quanto toda a região da Grande Dourados será beneficiada por essa nova estação. Com esse maior número de dados gerados, as informações serão ainda melhores e mais representativas, subsidiando o produtor rural na adoção de tecnologias e na melhor tomada de decisão”, afirma Harley Nonato de Oliveira, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.
 
Harley ressalta a importância da parceria entre as instituições. “A sintonia entre Embrapa e UFGD beneficia a sociedade. Através do fortalecimento do relacionamento entre as instituições, conseguiu-se agregar valor e tornar ainda mais robustas as informações geradas pelo sistema Guia Clima”.
 
Jones Dari Goettert, reitor da UFGD, explica que desde os tempos do antigo CEUD, há mais de cinco décadas, a UFGD tem professores e alunos envolvidos em ações de extensão e em pesquisas que buscam fomentar o setor agrícola e pecuário de Mato Grosso do Sul. “A UFGD está alinhada com a missão da Embrapa e, por isso, temos um histórico de parcerias no desenvolvimento de pesquisas, dias de campo, palestras e outros eventos”, diz o professor.