Com fim da obrigatoriedade, campo-grandenses se dividem sobre continuar utilizando máscara
Para muitos a vacinação é fator que viabiliza a não utilização da máscara; outros ainda relutam
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A não obrigatoriedade máscaras em Mato Grosso do Sul começou a valer nesta quinta-feira (10) e a população está dividida entre usar ou não o EPI (Equipamento de Proteção Individual). Apesar da desobrigação partir do governo estadual, a Prefeitura de Campo Grande manteve a obrigatoriedade em locais fechados.
Pâmela Vitória, de 17 anos, comentar ter vivenciado de perto a luta de seu pai para vencer a doença, por isso pretende continuar utilizando o EPI em locais fechados. “No ônibus eu vou usar, na escola também e em lugares fechados”.
Com o mesmo pensamento, Anna Rebecka, de 23 anos, afirma não deixará de utilizar a máscara me locais fechado. “O vírus está aí e em lugares fechados é mais perigoso”. Pensamento contrário ao de Ana Saraiva, de 56 anos, que acredita que a vacinação não torna o uso da máscara essencial, “nós colocamos a confiança na vacina, se não for obrigado não usarei”.
José Unaldo, de 67 anos, também conta acreditar na vacina e alega que não utilizará a máscara, “me incomoda muito”. Apesar do posicionamento, José relembra que a escolha é individual e acredita que aqueles que se sintam confortáveis devem continuar utilizando a máscara.
Nas redes, as opiniões também são divididas e o avanço da vacinação é o principal critério utilizado para aqueles que buscam justificar a não utilização do equipamento. “Ufa até que fim que bom, mas vamos nos cuidar”, publicou um internauta. Outros acreditam que a máscara deverá deve ser utilizada apenas por aqueles que apresentem sintomas.
“Quem tem que usar são aqueles que estão com algum tipo de doença contagiosa”, comentou João Jara. O mesmo dito por Neiva Pereira, que alega que “pessoas gripadas deveriam usar [a máscara] em locais públicos”.
Utilização no trabalho
Com a eminência do fim da obrigatoriedade da máscara em alguns municípios que ainda resistem a decisão estadual, muitos ainda possuem dúvidas sobre a utilização do EPI no ambiente de trabalho. Para o engenheiro de segurança do trabalho, Hélio Ramos, que já produziu diversos planos de biossegurança para empresas, o colaborador deve manter cuidados como utilização do álcool e da máscara.
“Não temos ainda caso zerados, temos ainda pessoas se contaminando em ambiente fechado de trabalho… Devemos seguir com as medidas até que chegue num nível de casos como a gripe e que todo ano devemos tomar a vacina”, comentou o engenheiro. Hélio acredita que as empresas não devem obrigar seus funcionários a utilizar o EPI, mas devem alertar sobre a possibilidade contaminação caso as medidas não sejam cumpridas.
O profissional explica que existem diferentes cenários que tornam a máscara essencial ou não. “Os funcionários poderiam ficar sem usar as máscaras em ambientes abertos e com boa ventilação. Empresa que tenham poucos funcionários, somente em ambiente fechado e com pouco ventilação deveriam ainda seguir a medidas de segurança, fora isto não há necessidade”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Era apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha que usava pessoas em situação de rua para estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
‘Era apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha que usava pessoas em situação de rua para estelionato
Rebeca foi indiciada por estelionato após as investigações da Polícia Civil
Homem morre atropelado por trator após descer para abrir cerca de fazenda em MS
Mesmo ferido, Valdecir tentou contato com três pessoas da fazenda, mas não obteve sucesso
Tem fatura em atraso? Energisa oferece negociação com desconto de até 80% neste sábado em Campo Grande
O atendimento ocorrerá das 08h às 13h
Com competição de natação e hidroginástica, Festival das Aquáticas ocorre neste sábado
Evento é aberto ao público. Programação acontece das 08h às 13h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.