Diante do primeiro recesso escolar das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Integral) de Campo Grande, muitos pais se viram diante do problema de onde deixar o filho enquanto trabalham. Em frente a uma unidade do bairro Aero Rancho III, o Jornal Midiamax conversou com alguns pais e mães para entender esse dilema e as soluções encontradas.  

Para a dona de casa Juliana Alves, de 23 anos, o recesso não será um problema, mas entende a urgência do tema para alguns pais. “Ele vai ficar comigo por que estou desempregada, mas tem muita gente que precisa trabalhar e não tem com quem deixar”, disse ela enquanto buscava o filho de 1 ano e 6 meses.

Enquanto buscava a filha de 3 anos e o sobrinho, a dona de casa Brenda Estefany, de 19 anos, disse que será a responsável por cuidar das crianças da família. “Por enquanto eu não estou trabalhado, então vou ficar com a minha filha e um outro sobrinho, porque a minha irmã estará trabalhando. Desse, a mãe dele entrou de férias e vai cuidar”, disse ela.

Brenda Estefany com a filha e sobrinho (Foto: Stephanie Dias / Jornal Midiamax)

No caso do pai Dario Fabian, de 55 anos, a solução foi tirar as férias para não deixar os filhos sozinhos. “Eu vou estar de férias, programei as minhas férias justamente para isso”, disse ele ao lado do seu filho de 3 anos.

Trabalho e maternidade

A complexidade da situação será sentida na pele da autônoma Priscila da silva, de 30 anos. “Ela vai ficar em casa comigo, aí vai ser um dia de trabalho perdido”, disse enquanto buscava a filha de 2 anos.

Desempregada, a dona de casa Juliana Silva dos Santos, de 25 anos, ficará com a filha enquanto busca por um novo emprego. “Eu estava trabalhando, tinha até registrado a carteira, mas ela ficou doente e tiver que sair do serviço de cozinheira para cuidar dela. Estou procurando de novo, se conseguir vou deixar ela com a vó, e pagarei para ela cuidar”, pontuou.

Entrada de uma EMEI no bairro Aero Rancho III (Foto: Stephanie Dias / Jornal Midiamax)

O reflexo desse recesso foi sentido por uma babá no bairro Los Angeles, que preferiu não se identificar. Segundo ela, a procura está maior do que no ano passado se comparado com o mesmo período. “Aumentou bastante esse ano. Eles estão procurando porque aqui é bem falado, e a gente cuida bem do filho. Eles entram em contato mais por WhatsApp, alguns ligam. Estou recebendo muitas mensagens”, disse a cuidadora.

O recesso

O Jornal Midiamax acionou a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande para obter informações sobre a programação do recesso. A gestão informou que a Reme (Rede Municipal de Ensino) terá recesso entre os dias 11 e 22 de julho. As aulas serão retomadas no dia 25 de julho. No total, a Reme tem em torno de 109 mil alunos, destes, quase 30 mil alunos são das EMEIs. (Matéria alterada às 13h27 para acréscimo de informação).