Nem mesmo a forte chuva que caiu desde a madrugada foi capaz de atrapalhar a caminhada dos fiéis de Dourados até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que fica no distrito de Vila São Pedro. Alguns tiveram que acordar de madrugada e caminharam 30 quilômetros pela BR-163.

A romaria é tradicional na cidade e está em sua 23ª edição. “Este ano, sem pandemia e mesmo com muita chuva os fiéis mais uma vez demostraram sua fé em Nossa Senhora Aparecida. Muitos vêm em busca de bênçãos e outros para simplesmente para agradecerem as graças recebidas”, explica o reitor do Santuário, padre Jander.

Celebração em reverência à Nossa Senhora teve início com reza do terço (foto: Marcos Morandi)

É o caso de Vítor Cáceres, que acordou cedo para reverenciar a padroeira. “Caminhamos mais de três horas debaixo de chuva para estarmos. Fizemos nossas preces e agora estamos voltando para casa”, explica o católico que estava acompanhado da esposa Rosângela e da filha Yasmin.

Vítor, a esposa Rosângela e a filha Yasmin acordaram às 4 horas da manhã (Foto: Marcos Morandi)

Vim aqui agradecer à Nossa Senhora pela minha vida

A adolescente Raíssa Pereira, de 17 anos, moradora de Cruzaltina, distrito de Dourados, também madrugou para chegar até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Acompanhada pelos amigos Michel Oliveira e Vítor Augusto, ela caminhou 37 quilômetros para participar pela primeira vez da romaria.

“Vim aqui agradecer à Nossa Senhora pela minha vida também pela minha família. É uma sensação indescritível. Só quem está aqui é que pode testemunhar um momento como este que estamos vivenciando”, conta Raíssa à reportagem do Midiamax, que acompanhou parte da romaria.

Raíssa, de 17 anos, e mais dois amigos caminharam 37 quilômetros (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Força-tarefa garante segurança de romeiros

CCR MSVia realizou uma operação especial para auxiliar os romeiros que participaram da 23ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (12), em Dourados. Em função do evento, a CCR MSVia, em parceria com a PRF/MS (Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul), vai garantir sinalização especial, como forma de garantir a segurança tanto dos pedestres quanto dos motoristas que trafegam pela rodovia.

A expectativa dos organizadores era reunir cerca de 40 mil pessoas, mas a chuva atrapalhou um pouco. Mesmo assim, segundo padre Jander, mais de 30 mil participaram da celebração, que começou às 6h.

Católicos acordaram cedo para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida na maior cidade do interior de MS
Padre Jander, reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

A operação reuniu viaturas da Concessionária posicionadas na rotatória do km 265 (avenida Marcelino Pires), e na rotatória do km 266 para auxiliar o público local. Os romeiros serão orientados a utilizar a faixa 2 da pista sul, a qual ficará exclusiva para os pedestres e será fechada para o tráfego de veículos do km 265 ao km 272.

Ao todo, foram cinco viaturas de apoio da CCR MSVia, além de outras duas viaturas da PRF e duas da GMD (Guarda Municipal de Dourados). Os fluxos de pedestres e veículos, em frente ao santuário, foram orientados pela PRF, Guarda Municipal e Agetran de Dourados.