O uso de máscara em locais públicos e privados deixou de ser obrigatório em , exceto em pontos de atendimento à saúde, como hospitais, clínicas e postos, e para aquelas pessoas com sintomas de ou que testaram positivo para . As novas normas foram publicadas no diário oficial desta segunda-feira (14).

De acordo com o prefeito Alan Guedes, diversos critérios foram analisados na tomada de decisão e optou por seguir o Estado e adotou o uso facultativo das máscaras. “Observamos os índices de vacinação, a redução da média móvel no número de casos e decidimos seguir o estado e adotamos o uso facultativo de máscaras”, pontuou.

O decreto municipal define, além do uso facultativo, que a obrigatoriedade deverá ser mantida em pontos de Estratégias de Saúde da Família, postos de saúde, policlínicas, hospitais, clínicas médicas e laboratórios, bem como para pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico de Covid-19 confirmado.

“O decreto não impede que aqueles que desejam usar máscara continuem. Vale lembrar que caso haja um aumento significativo no número de casos novas ações poderão ser adotadas”, ressaltou o secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior.

O uso de máscara é obrigatório no município desde fevereiro de 2020. No dia 9 de março de 2022, foi publicado o que definiu como facultativo o uso de máscaras em locais fechados em Mato Grosso do Sul.