Com exames para mulheres, distrito de Anhanduí recebe carreta do Hospital de Amor

Atendimento itinerante acontece de 15 a 18 de fevereiro
| 10/02/2022
- 14:50
Com exames para mulheres, distrito de Anhanduí recebe carreta do Hospital de Amor
(Foto: Divulgação/Governo do Estado)

As moradoras do distrito de recebem do dia 15 a 18 de fevereiro o atendimento da carreta do Hospital de Amor, com exames de e preventivo de câncer do colo do útero.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, o cronograma das ações será lançado oficialmente na segunda-feira (14). A carreta está instalada na Via Lateral, nº 2775, em frente à Pousada Bahia. O atendimento será na terças, quartas e quintas-feiras: das 7h às 17h.  Sexta-feira: 7h às 10h.

Dentre os exames está a mamografia, que é recomendada para todas as mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado.

Já o Papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos. Os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente. Caso os resultados sejam negativos, os demais podem ser feitos a cada três anos, se os resultados estiverem normais. Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 100%

A priorização desta faixa etária como a população-alvo justifica-se por ser a de maior ocorrência das lesões no colo do útero, passíveis de serem tratadas para não evoluírem para o câncer.

São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama:

  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual;
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade;
  • Saída de secreção sanguinolenta unilateral;
  • Presença de nódulos nas axilas. Aumento progressivo do tamanho da mama, pele com aspecto de casca de laranja;
  • Mudança no formato do mamilo.

Preventivo

Na rede municipal de saúde, o serviço de coleta de preventivo é realizado nas 72 unidades de saúde de Campo Grande, sendo feito por meio de agendamento por demanda espontânea, ou seja, a mulher entre 25 e 64 anos que deseja fazer o exame deve ir até uma unidade de saúde, onde será acolhida pela equipe, e manifestar o desejo pelo exame, desta forma será feito o agendamento conforme a demanda interna de cada uma das unidades básicas da Capital.

Veja também

Dentre as vagas estão para função de operador de escavadeira e motorista de caminhão

Últimas notícias