Média de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul registrou aumento nos últimos 7 dias e a procura por testes nos postos públicos mais que dobrou. Por outro lado, os testes rápidos de farmácia ainda não tiveram alta na procura em Campo Grande.

Antes usado como meio para testagem enquanto os postos não testavam toda a população, atualmente as farmácias veem os estoques sobrarem. Uma farmácia na Rua Albert Sabin, fica próximo a UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara e, por isso, as pessoas preferem fazer o teste gratuito.

“Minha funcionária mesmo precisou fazer e em 20 minutos já tinha o resultado ali no posto”, disse a proprietária, Jaqueline Silva. Segundo ela, o estabelecimento tem vendido 1 autoteste por mês. “No auge da pandemia saíam 4 ou 5 por dia”, contou ao Jornal Midiamax.

Média de casos confirmados

Boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado na quarta-feira (16), mostra que a média de casos confirmados nos últimos sete dias é de 40,7. Mais que o dobro da média de 18,1 registrada na semana anterior. Em Campo Grande, a vacina e o teste de Covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde.

teste
Autoteste da covid-19 (Foto: Fábio Oruê/Jornal Midiamax)

Perto dali, ainda na Albert Sabin, o cenário é diferente. Em um outro estabelecimento, a venda de autotestes de covid-19 aumentou de uma semana até agora. “A gente zerou o estoque. Tivemos que pedir da outra loja”, contou a farmacêutica Elisangela Nunes à reportagem.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que tem percebido um aumento nos casos de pacientes sintomáticos respiratórios, mas que não se repete nos diagnósticos de Covid-19.

Em rede de farmácias, que fica na Afonso Pena, a procura também aumentou. “Hoje mesmo a gente vendeu um [teste]”, contou o vendedor. Segundo ele, apesar das vendas não terem muita diferença, a procura tem aumentado mais nos últimos dias.

Cenário diferente

Entretanto, outros dois locais visitados pela reportagem não perceberam aumento na procura pelos autotestes de covid-19. “Eu só tenho ouvido falar que tem aumentado, mas até agora aqui não aumentou”, disse o farmacêutico André Francischini, de uma farmácia na Avenida Tamandaré com a Júlio de Castilho.

Também na Avenida Júlio de Castilho, o vendedor Pedro Fadin contou que os testes não têm saído. “Nós vendemos 1 neste mês e no mês passado nenhum. Está bem tranquilo”, disse ao Jornal Midiamax.

covid-19
Testes de Covid-19 (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Aumento de teste na rede pública

O número de pessoas em busca de testes nas unidades de saúde tem aumentado, como na UBS 26 de Agosto, localizada na região central de Campo Grande, onde a procura mais que dobrou nos últimos dias.

Funcionário da unidade disse ao Jornal Midiamax que antes a busca por testes de Covid-19 era de seis ou sete pessoas por dia, mas nos últimos dias o movimento aumentou e agora chega a 20 testes realizados por dia, na unidade.