A Prefeitura de , por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e ), promove, entre os dias 19 e 25 de setembro, diversas ações com a finalidade de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre a necessidade de se respeitar as normas vigentes.

De acordo com números divulgados pela Agetran, até agosto deste ano, 26 pessoas morreram em decorrência de acidentes. Foram 962 ocorrências de sinistros, 636 deles envolvendo motocicletas e 39 tinham ligação com o consumo de bebidas alcoólicas. Ao todo, 951 ficaram feridos nas vias da cidade em 2022.

“Estamos travando uma batalha para a redução dos índices de sinistros de trânsito, em especial com óbitos, e a Semana do Trânsito chama atenção de toda a sociedade para esse tema tão importante que é o de preservar vidas”, comenta a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) como período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito, de maneira padronizada e maciça.

Programação

Serão ministradas palestras com algumas instituições, além de curso sobre pilotagem segura. Centros de Formação de Condutores, Corpo de Bombeiros e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que sedia as ações, apoiam a Agetran na organização.

Na quarta-feira (21), acontece a Cerimônia de Abertura Oficial da Semana Nacional de Trânsito, às 8h, também na 4ª Cavalaria de Brigada Mecanizada. O evento contará com a presença do prefeito Alan Guedes, do comandante do 28º Batalhão Logístico tenente-coronel Daniel Capell Farias Silva e outras autoridades.

Já na quinta-feira (22), consta na agenda um de de sangue em parceria com o Exército Brasileiro e uma ação de destaque ao “Dia Mundial da Cidade Sem Carro”. O ato começa na Praça e envolve pedestres e ciclistas na área central de Dourados, com entrega de brindes e material informativo.

No dia 23 de setembro, as crianças do projeto Agetran na Escola/Conexão Dnit e Semed (Secretaria Municipal de Educação) participarão de atividades no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão. O evento envolve gincanas, fanfarras e outras atividades lúdicas alusivas ao trânsito.