Coletivo prepara ato alusivo ao dia mundial sem carro e carta-compromisso para candidatos
Candidatos a cargos eletivos são convidados a assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na quinta-feira (22), Campo Grande terá um ato alusivo ao Dia Mundial sem Carro entre 15h30 e 19h30, na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena (calçada da praça Ary Coelho). Além disso, os candidatos a cargos eletivos foram convidados a assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável.
A ação é realizada pelo coletivo Bici nos Planos Campo Grande e Dourados. Durante o ato haverá distribuição de materiais informativos, adesivos e da troca de ideias com o público que circula pela praça, sobre a dependência de alguns meios de transporte. Também haverá uma pedalada pela cidade, saindo do Relógio Central (avenida Calógeras com Afonso Pena) às 19h.
Candidatos a todos os cargos eletivos deste pleito poderão assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições. Ao assinar se comprometem a atender aos princípios e recursos da mobilidade sustentável, como os deslocamentos a pé, de bicicleta ou transporte público coletivo, acessível e universal, que contemple adequadamente as necessidades específicas de todas as populações, inclusive de pessoas com deficiência.
O voluntário Aldo Alvarenga afirma que todos os candidatos foram convidados para assinar o documento e participar da ação e até o momento houve a adesão de 33 deles à assinatura. A campanha é apartidária, para participar, basta ter interesse em assumir os compromissos apontados na carta.
São 12 objetivos que deverão ser trabalhados pelo executivo e dez, pelos legislativos estadual e federal. Os objetivos contemplam sinalização e infraestrutura, incentivo a empresas fornecedoras de suportes para que os funcionários usem a bicicleta como meio de transporte, incentivo ao cicloturismo, à fabricação de bicicletas e de suas partes em território nacional, apoio à realização de campanhas educativas para motoristas de automóveis, respeito às diretrizes de políticas públicas e planos nacionais já existentes, entre outras propostas.
Em Campo Grande, o Bici surgiu em 2015, com a ação Bicicleta nos Planos (também de abrangência nacional) cujo objetivo era juntar ciclistas para acompanhar a revisão do plano diretor das cidades, à época, Campo Grande era a única capital do Brasil que já contava com um plano de mobilidade, por isto, a cidade foi escolhida como o local de lançamento da Bicicleta nos Planos.
Mais informações nos sites https://bicinosplanoscg.wordpress.com/ e https://uniaodeciclistas.org.br/.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.