Mato Grosso do Sul registra neste fim de semana uma nova passagem de frente fria. A região sul do Estado deve ter frio mais intenso, enquanto há um contraste com temperaturas mais elevadas no extremo norte. O avanço da massa de ar frio é antecipado por chuva fraca e nebulosidade, de acordo com a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

No sábado (3), há possibilidade de chuva fraca na região sul e, provavelmente, apenas um aumento de nebulosidade nas outras regiões. Enquanto há máxima de 19°C em Ponta Porã, a cidade de Coxim registra 32°C. Em Campo Grande, a mínima deve ser de 18°C e máxima de 25°C.

Não há previsão de chuva para o nordeste de MS, que enfrenta índices de umidade relativa do ar de 15 a 25%, entretanto, o prognóstico indica melhora em outras regiões, com variação de 50 a 60%. Os ventos sopram do quadrante sul em todo Estado, o que favorece a queda das temperaturas.

O termômetro deve ter queda acentuada no domingo (4), por conta do avanço da frente fria associada a uma atuação da alta pressão atmosférica pós-frontal. São esperadas temperaturas mínimas entre 8 a 10°C e máximas de 24°C nas regiões do cone-sul e sul-fronteira.

Nas regiões do pantanal, norte e bolsão são esperadas mínimas entre 16 a 18°C e máximas de até 31°C. O monitoramento espera variação de umidade do ar entre 25 a 45%. Já na Capital a máxima prevista é de 26°C e mínima de 16°C.

Pode chover nas cidades de: Iguatemi, Ponta Porã, Tacuru, Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Aral Moreira, Itaquiraí, Japorã e Eldorado.

chuva
Região sul do Estado tem previsão de frio mais intenso (Foto: Cemtec)

Pouca chuva para setembro

A climatologia prevê pouco volume de chuva durante o mês de setembro. Acumulados de precipitação previstos até o dia 16 de setembro indicam chuva de 10 mm apenas na região sul, chuva que antecede a passagem da frente fria.

Já entre os dias 6 e 7 de setembro há probabilidade de chuvas no Estado com acumulados de chuva entre 10-40 mm, com destaque para a região centro-sul de MS.

E, entre os dias 10 e 14 de setembro, há previsão de chuvas com acumulados de até 60 mm, principalmente para as regiões centro-sul e leste do Estado.