Chuva de granizo foi registrada na tarde desta terça-feira (13), em anúncio à chegada de uma frente fria esperada para Mato Grosso do Sul, que ainda deve trazer mais precipitações e amenizar o calor.

O monitoramento do (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê pancadas de chuvas em praticamente todo o Estado apenas na quarta-feira (14). As temperaturas mais amenas e significativas estão previstas conforme o avanço da frente fria vinda da região sul do Brasil.

Além disso, o Inmet também está com alerta de tempestade de perigo potencial para a região sul do Estado. O aviso engloba 49 cidades sul-mato-grossenses e é vigente até as 10h de quarta-feira (14).

São previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco é baixo para corte de elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Entretanto, a região norte e parte do leste de MS está com alerta vigente para onda de calor e baixa umidade, incluindo a cidade de Paranaíba. A chuva registrada nesta tarde na região pode ajudar a amenizar o clima seco e quente.

Passagem da frente fria

As condições começam a mudar em boa parte do MS na terça-feira (13), conforme o avanço da passagem. Os termômetros terão queda significativa, em Aral Moreira, Iguatemi, Amambai, Itaquiraí, Tacuru, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Ponta Porã, Paranhos, Eldorado, e Japorã, as mínimas variam de 15°C a 17°C. As cidades do centro, leste e sudeste terão o dia marcado por nuvens carregadas e céu encoberto, com possibilidades de chuvas isoladas.

Na quarta-feira (14), são esperadas pancadas de chuva em quase todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. terá mínima de 16°C e máxima de 28°C, com céu encoberto e pancadas de chuvas isoladas. Em Corumbá, onde a semana começa quente, tem previsão de mínima de 16°C, céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas.

Já o tempo instável predomina e todas as cidades podem registrar pancadas de chuva no decorrer do dia. São esperadas mínimas de 12°C a 14°C em toda região sul, de 15°C a 17°C no centro, de 14°C a 18°C no bolsão e Pantanal, e 17°C a 20°C no norte do Estado.

A semana deve encerrar com o fim da passagem da frente fria e sem previsão de chuva. Embora uma massa de ar frio continue predominando no Estado, as mínimas esperadas variam de 12°C a 21°C.