Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chegando 0h em casa, acadêmicos da UFMS reclamam de descaso com transporte coletivo à noite

Alunos relatam que ônibus recolhem mais cedo para garagem e deixam passageiros no sufoco para voltar para casa
Karina Campos -
Ponto dentro da UFMS. (Foto: Ilustrativa/Arquivo Midiamax)

A rotina exaustiva de sair da aula e ir para o ponto de ônibus é corriqueira entre os acadêmicos noturnos da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em . Na última segunda-feira (25), um aluno reclamou na página ‘Segredos UFMS’ que conseguiu chegar em casa só depois da 0h porque a linha 085 – /Júlio de Castilho recolheu mais cedo, sem aviso prévio.

No relato, o aluno conta que estava em frente ao ponto de ônibus, às 22h30, mas só conseguiu chegar ao Terminal Morenão às 23h05. Como de costume, esperou a linha do bairro que não parou para desembarque, apenas recolhendo. Ele questionou um motorista perguntando sobre a que teria acontecido.

“Ele simplesmente me disse que no ônibus que estava escrito ‘recolher’ e [iria] para garagem, com tom de deboche e rindo. Eu tive que rachar Uber com o pessoal que estava esperando junto, pois, o terminal estava fechando e ficando vazio, ainda quase fui assaltado no caminho para casa. Não é de hoje que eu vejo motoristas ignorando passageiro no ponto, falta de reforço em horários essenciais e má educação. Agora, preciso me preocupar como vou voltar para casa nesse horário, pois não posso mais confiar nos motoristas nem na administração do transporte”, reclamou.  

Após dois anos, a universidade retomou as aulas presenciais, por conta da pandemia. A reclamação se estende a outras rotas do transporte coletivo. Em outro desabafo, o estudante diz que, a partir das 22h40, dificilmente há ônibus de reforço nos horários de término das aulas para voltar para casa.

“Ou a termina 22h, perdendo sempre 40 minutos de aula, ou os alunos são obrigados a sair antes e perder o restante da aula. Só acho que o ‘businho’ deveria passar pela UFMS toda iniciando umas 22:45 e passar pelos dois terminais próximos [o Morenão e Guaicurus] pelo menos, dando reforço”.

A reportagem entrou em contato com o Consórcio Guaicurus, mas não obteve retorno até a publicação deste material. O espaço segue aberto para posicionamento.

Já a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que foi monitorada a referida linha e, posteriormente, elaborados ajustes na faixa horária informada pelo reclamante. Alteração será a partir desta quinta-feira (28).

A UFMS também foi procurada para saber se mantém diálogo com o município ou com o próprio consórcio Guaicurus sobre a circulação dos coletivos, principalmente em horários de pico após as aulas noturnas, ou se realiza ações que amenizem a frustração dos acadêmicos que dependem do transporte público, entretanto, também não obteve retorno. O espaço segue aberto para um parecer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

Últimas Notícias

Brasil

Moraes diz que ‘organização miliciana’ age de forma ‘covarde e traiçoeira’ sob crivo dos EUA

Durante declaração, ministro fez referência direta a Eduardo Bolsonaro

Brasil

JBS fecha parceria com governo federal para contratar beneficiários do Bolsa Família

Através da rede de assistência social, candidatos aptos poderão participar de processo seletivo

Cotidiano

Cinco sul-mato-grossenses faturam R$ 20 mil em sorteio da Nota Premiada

O próximo sorteio acontecerá em 30 de agosto

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil